Criado por Administrator em ter, 09/12/2014 - 11:45
Ticiane Alves
A Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da UFOP registrou, em julho de 2014, o Grupo Emergente em Museologia e Patrimônio, do Departamento de Museologia (Demul) junto à Pró-Peitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). A Escola possui dois outros grupos, o Grupo Emergente do Núcleo de Estudos Constituição e Diversidade (NCD), do Departamento de Direito (Dedir), e o Grupo Emergente de Turismo do Departamento de Turismo (Detur), registrados junto à Propp em 2012 e 2013. A criação desses três grupos tem como objetivo estabelecer novos programas de pós-graduação dos cursos relacionados.
O Grupo Emergente em Museologia e Patrimônio é coordenado pelo professor Fábio Adriano Hering. O principal objetivo desse grupo é criar um curso de mestrado em Museologia, nas áreas de interesse Comunicação, Ciência da Informação e Museologia, e como área de concentração o tema Museologia e Patrimônio, e duas linhas de pesquisas: Patrimônio, Cultura e Sociedade; e Museologia e Processos Museais Aplicados.
O Grupo Emergente do Núcleo de Estudos Constituição e Diversidade (NCD) é coordenado pela professora Flaviane de Magalhães Barros e pelo professor Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia. A criação se deu a partir da pretensão de se estabelecer uma identidade de grande grupo de pesquisa com foco na área de Direito. Embora o grupo se dedique a essa área, ele possui caráter transdisciplinar, com interface com a Filosofia e com as Ciências Sociais Aplicadas. O Grupo Emergente tem como área de concentração Direito, Diversidade e Reconhecimento, e duas linhas de pesquisa: Diversidade, Reconhecimento e Novos Sistemas de Justiça e Novos Direitos; e Novas Epistemologias e Diversidade.
O Grupo Emergente de Turismo funciona sob a coordenação da professora Maria do Carmo Pires. A intenção inicial foi a de elaborar um curso de pós-graduação em Turismo com área de concentração em Gestão do Turismo e do Patrimônio Cultural. Após as primeiras reuniões, duas linhas de pesquisa, Patrimônio, Território e Sociedade; e Turismo e Gestão do Patrimônio Cultural e Natural, foram estabelecidas. A áreas de interesse do Grupo são o Turismo, a Museologia, a Economia, a Administração, a História, a Geografia, a Antropologia, a Sociologia, a Filosofia, a Hospitalidade, a Arquitetura e Urbanismo, a Ciência Política, a Educação, as Ciências da Terra e outras áreas afins.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, professor Valdei Lopes de Araújo, explica que a Propp criou o programa de Grupos Emergentes para reconhecer os grupos de pesquisa que já existiam, mas que não tinham nenhum rótulo institucional, com o objetivo de fortalecer a possibilidade de formação de novos cursos de pós-graduação ou de linhas de pesquisa dentro de um curso já existente. De acordo com o professor, os grupos emergentes permitem a produção de pesquisa realizada por professores de um determinado departamento, ou de diferentes departamentos, mas que tenham áreas de interesse investigativo semelhantes, antes mesmo que estejam associados a um programa de pós-graduação.
Outras informações sobre os grupos emergentes de pesquisa podem ser obtidas no site.