Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Escola de Farmácia: a tradição e a modernidade presentes na formação do farmacêutico

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
escola_de_farmcia_001.jpgO primeiro curso do gênero da América Latina, a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) representa desde o seu início um marco para a história da profissão. Fundada em 04 de abril de 1839, a partir de uma iniciativa do governo, a criação dela é resultado de um esforço para normatizar uma realidade na qual predominava amplamente a medicina popular, complementada pela ação de práticos e de alguns poucos profissionais com formação acadêmica.

Em 1854, a Escola teve suas subvenções regularizadas e passou a ser subordinada à Diretoria Geral da Instrução Pública. No entanto, continuou a ter existência itinerante, ocupando diversos prédios, de acordo com a necessidade de ampliação das atividades. A compra de equipamentos para a montagem do gabinete de Física e do laboratório de Química foi propiciada pela Reforma de 1874, mas a prática de farmácia ainda era feita nos estabelecimentos particulares por falta de oficina própria, e os proprietários eram remunerados pelo governo. 

No início do século XX, a Escola de Farmácia é transferida definitivamente para o prédio que ocupa atualmente, onde funcionou a Assembléia Provincial e foi jurada a 1ª Constituição Republicana de Minas Gerais. Além de salas de aula, a Escola passa a ter as seguintes instalações: gabinete de Física Experimental, de Fisiologia Experimental, de Botânica, de Zoologia e de Matéria Médica, laboratório de Química Orgânica e Biológica, de Química Analítica e Toxicologia, anfiteatro de Anatomia, Oficina de Farmácia e Biblioteca.

A Escola é incorporada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1969, ano em que é inaugurada.

O antigo acervo da Biblioteca da Escola de Farmácia, consolidado a partir de 1891, compõe uma das primeiras bibliotecas oficiais de caráter científico de Minas Gerais. Hoje, esse acervo é composto por quase 3 mil livros, principalmente do século XIX e de origem francesa, nas áreas de Biologia, Química, Física, Farmacologia e Medicina.

A graduação que habilita o formando nas áreas de Farmácia, de Análises Clínicas e de Indústria, conta atualmente com 550 universitários num total. A estrutura curricular foi recentemente modificada para atender às novas tendências do mercado, o que resultou no novo currículo generalista. O curso é considerado um dos melhores do país de acordo com avaliações do Ministério da Educação (MEC) e recebeu no último Guia do Estudante da Editora Abril quatro estrelas. A Escola também oferece a Especialização em Análises Clínicas e Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente, dentro da Escola são desenvolvidos diversos projetos que envolvem tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade como um todo, como é o caso do Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), que realiza um trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, oferecendo gratuitamente diversos exames médicos.

Ao manter a tradição e se modernizar ao longo dos tempos, no decorrer desses 169 anos, a Escola de Farmácia contribui para a formação do farmacêutico com um caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo.


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.