Criado por Administrator em qui, 11/11/2010 - 14:01
Nesta segunda-feira, 08 de novembro, deu-se início mais uma importante ação junto ao Projeto de Revitalização do Museu da Farmácia e de seu Centro de Memórias. O projeto tem como objetivo restaurar e revitalizar o antigo prédio da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizado no Centro Histórico de Ouro Preto, além de modernizar as instalações internas para abrigar as novas exposições do museu e possibilitar o acesso dos pesquisadores aos acervos históricos da instituição.
Na primeira etapa dos trabalhos serão realizadas higienização e inventário de todos os acervos bibliográficos, documentais e museológicos pertencente à Escola de Farmácia. As tarefas serão desenvolvidas por alunos da UFOP matriculados nos cursos de Museologia, Turismo e História.
A Escola de Farmácia de Ouro Preto foi a primeira unidade de ensino da UFOP seguida da Escola de Minas. Em 1969, ambas se integraram para constituir a Universidade Federal de Ouro Preto. A Escola de Farmácia possui um acervo histórico e científico importante relacionado com a sua trajetória de estabelecimento pioneiro no Ensino de Farmácia no Brasil.
A iniciativa deste projeto permitirá uma melhor preservação dos acervos institucionais e particulares relativos à história da Farmácia no país que corriam sério risco de serem perdidos por falta de tratamento técnico adequado.
Tais ações se tornam fundamentais neste momento, especialmente pelo fato de que no próximo ano, o curso de Farmácia será transferido para suas novas instalações no Campus Universitário Morro do Cruzeiro. A comunidade acadêmica da Escola de Farmácia acrescida de seus ex-alunos entende que esta mudança poderá significar uma ameaça para todo este acervo. Diante desta realidade seu desejo é transformar o prédio que ocupa atualmente em um Centro de Memória da Escola de Farmácia da UFOP que integrará além do Museu já existente e que precisa ser ampliado e melhorado, em um centro de pesquisa da história do ensino farmacêutico no Brasil. Pretende-se ainda utilizar os espaços restantes existentes no prédio para realização de eventos culturais e científicos o que será de grande importância para a comunidade ufopiana e ouropretana.



Ouvidoria




