Criado por Administrator em qui, 04/04/2013 - 10:30
Ramon Cotta
A Escola de Farmácia da UFOP completa, em 4 de abril, 174 anos. A data será comemorada no próximo dia 20, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, com uma sessão solene e um grande baile. A instituição foi criada em 1839 e foi pioneira em seu gênero em toda a América Latina, ao implantar o ensino desvinculado das faculdades de medicina.
A diretora da Escola de Farmácia, Marta de Lana, destaca que a unidade possui cursos de qualidades e por ser a primeira da América Latina participou das primeiras frentes de saúde de epidemia no Brasil e é referência em ensino. Marta realça a visibilidade na área de pesquisa científica que a EF possui. ’’Temos excelentes professores que conseguem uma grande produção de patentes’’, conta.
O curso de Farmácia tem um projeto de extensão, bastante conhecido pela comunidade ouro pretana. Trata-se do laboratório piloto de análises clínicas, que atende os universitários e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Marta, em 2013, deve-se realizar a licitação do projeto de um novo laboratório piloto, que será associado ao Centro de Saúde.
A aluna do 6° período do curso de Farmácia, Caroline de Oliveira Faria, explica que a tradição da EF agrega valores que vão além do conteúdo das disciplinas. “Tudo isso é essencial para a formação de um bom profissional. Contamos com ensino de qualidade e oportunidades na área da extensão e pesquisa’’, ressalta a estudante.
Mudança
A expectativa é que neste mês inicie a mudança do setor administrativo para o Campus Morro de Cruzeiro, onde já funciona a pós graduação. Nos meses posteriores, a graduação também será transferida e somente os cursos de especialização continuarão no centro.