Criado por Administrator em qua, 01/04/2015 - 15:41
Gabriela Ramos
A Escola de Farmácia, criada em 1839, comemora 176 anos no dia 4 de abril, juntamente com o curso de Farmácia. A consolidação da Escola se deu após a Proclamação da República, sendo a primeira escola da América Latina a desvincular os estudos farmacêuticos do curso de Medicina.
O curso de Farmácia tem duração de 10 períodos e oferece 50 vagas por semestre em período integral. Além disso, possui viés prático-teórico e formação generalista, com o objetivo de profissionalizar os alunos para que sejam capazes de recompor e afirmar a qualidade na saúde e bem-estar humano por meio do conhecimento pleno do uso de medicamentos. Com disciplinas obrigatórias, eletivas e estágio supervisionado, o bacharelado em Farmácia da UFOP habilita o aluno a exercer atividades referentes aos fármacos, medicamentos, cosméticos, indústrias, análises clínicas, toxicológicas e de alimentos.
Os estágios são geralmente realizados na Farmácia-Escola, incorporada ao Centro de Saúde da UFOP em 2014, em laboratórios de análises clínicas da região e supervisão da saúde pública em postos de saúde, tanto na cidade como nas áreas rurais.
A Universidade dispõe de 33 laboratórios de aulas práticas para graduação e 22 laboratórios de pesquisa para o curso de Farmácia, além de contar com um quadro de professores formado plenamente por doutores, na maior parte envolvidos em cursos de pós-graduação nas áreas das Ciências Farmacêuticas, Ciências Biológicas e Análises Clínicas.
A UFOP possui dois tipos de programa de pós-graduação: um é o doutorado em nanotecnologia, que possui seleção de âmbito nacional, realizado uma vez ao ano, com participação de 10 universidades; o outro programa dispõe de mestrado e doutorado na área de ciências farmacêuticas, com seleção semestral.
Segundo a diretora da Escola de Farmácia, Andrea Grabe Guimarães, o diferencial do curso de Farmácia da UFOP é o contato que os alunos da graduação têm com a pós-graduação, uma vez que os cursos funcionam no mesmo prédio e são oferecidos estágios supervisionados, e o contato com os laboratórios de mestrado e doutorado. Além disso, o curso é bem conceituado em diversos sistemas de avaliação, principalmente pelo Ministério da Educação.
O bloco de pós-graduação funciona no campus Morro do Cruzeiro desde 2009. Já os blocos de graduação iniciaram suas funções em 2013. O processo seletivo do curso de Farmácia é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do governo federal. As aulas são aplicadas no campusMorro do Cruzeiro, em Ouro Preto.
Áreas de atuação
No Brasil, o farmacêutico pode exercer cerca de 70 atividades diferentes, tanto no setor privado, como no público, como toxicologia em diversos âmbitos, elaboração de medicamentos, banco de órgãos, sangue, leite humano, exames de DNA, dentre outros. O Brasil é o sexto mercado mundial no setor de saúde, garantindo um bom mercado de trabalho para o farmacêutico.
O farmacêutico formado na UFOP está apto a atuar em todos os níveis da atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual, capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e aos alimentos.
Museu
O Museu da Farmácia, localizado no centro histórico de Ouro Preto, é uma das construções mais antigas do município e uma interessante opção de lazer e também fonte de conhecimento. O horário de visitação é de terça a sexta, das 13h às 17h, e a entrada é gratuita. A Escola iniciou suas atividades nesse prédio em 2 de janeiro de 1893 e, desde então, preserva equipamentos, utensílios e documentos utilizados por alunos e professores. Além disso, o Museu opera com laboratórios de extensão, como o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac).
O Museu está localizado na Rua Costa Sena, 171, Centro, Ouro Preto.
Mais informações pelos telefones: (31) 3559-1628 ou 3559-1638.
Comemoração
Nos dias 10, 11 e 12 de abril, a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, junto à Associação dos Ex-alunos (ASEEFAR), fará uma programação especial para celebrar o 176º aniversário da Escola.
Em 2015, os agraciados com a "Medalha Escola de Farmácia" serão os professores Amélia Kassis de Oliveira Santos e Carlos Eduardo Lisboa, além do técnico-administrativo Antônio Lourenço Borges.
10 de abri l - 19h - Assembleia da Associação dos Ex-Alunos da Escola de Farmácia (Salão Nobre)
21h - Confraternização
11 de abril - 8h - Recepção aos Ex-Alunos (Café da Manhã)
9h - Sessão Solene Comemorativa aos 176 anos da Escola de Farmácia (Salão Nobre)
12h - Almoço de Confraternização
12 de abril - 8h30 - Missa em Ação de Graças (Igreja Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto/MG)
Mais informações pelo e-mail: ufop.aseefar@gmail.com.