Criado por Administrator em qua, 17/12/2014 - 13:55
Ana Elisa Siqueira
A Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto comemora, no dia 19 de dezembro, o segundo aniversário e os sete anos de criação do curso, que nasceu de um modelo novo implementado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde, com cursos de Medicina sem hospital universitário.
Os alunos da UFOP têm a oportunidade de desenvolver o internato em diferentes cidades da região de Ouro Preto. Para a estudante do primeiro período de Medicina Débora Rocha, o fato de o curso não possuir um hospital não é um ponto negativo, muito pelo contrário. “Aqui temos a chance de conhecer realidades distintas durante o internato que pode ser realizado em Ouro Preto, Ponte Nova e Belo Horizonte, por exemplo”.
O intuito do curso é formar um profissional generalista que tenha um bom conhecimento de clínica, de pediatria, de ginecologia e obstetrícia, comprometido com a realidade da saúde brasileira. Márcio Antônio Moreira Galvão, diretor da Escola, explica que essas áreas são consideradas básicas e, hoje, no Brasil, existe carência de profissionais que atuam nesse segmento. “Se o aluno estiver bem preparado nessas áreas e na saúde coletiva, teremos um bom médico com perfil pra atender aquilo que mais demanda na região”.
Márcio destaca ainda a importância das parcerias com as prefeituras e as unidades de saúde. “É uma questão de troca, já que o nosso aluno está aprendendo e nós estamos levando conhecimento e atendimento para a comunidade, com excelentes profissionais”.
A Escola de Medicina da UFOP está ampliando a sua estrutura. Em fevereiro, será inaugurado o Centro de Cirurgia Ambulatorial, em uma parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. O espaço está localizado ao lado do Centro de Saúde da UFOP, no campus Morro do Cruzeiro, e vai ser uma referência para pequenas cirurgias na região.
Para o estudante do 9° período de Medicina Vinícius Chinellato, a criação da Escola de Medicina é uma questão de identidade, além de favorecer mudanças administrativas fundamentais para autonomia e desenvolvimento do curso. “Hoje, por exemplo, estamos caminhando para ser referência em cirurgia, com o Centro de Cirurgia Ambulatorial e o Centro de Técnica Cirúrgica”.



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