Ir para o conteúdo

Escola de Minas celebra 137 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Brunello Amorim

A Escola de Minas completa neste sábado, 12 de outubro, 137 anos de sua fundação. A tradição da escola é conhecida em todo o Brasil pelo pioneirismo em pesquisas e estudos na área da geociência. Para comemorar o aniversário, está prevista uma sessão solene para professores, servidores, alunos e ex-alunos dos cursos de Engenharia da UFOP e outras atividades.


Na solenidade, será lançada em português, francês e inglês a 2ª edição do livro "A História da Escola de Minas", idealizado pela Escola de Minas, com apoio da Vale e da Editora Graphar. Na ocasião, será lançado também o livro “Repúblicas de Estudantes - Elo de Ouro entre Antigos Alunos e a Escola de Minas”, que tem como autor o ex-aluno Eurico Martins de Araújo.

O aniversário da Escola de Minas é também ocasião da entrega da “Medalha Escola de Minas” para servidores, professores e ex-alunos. Estarão presentes profissionais de grandes empresas das áreas de engenharia, que recebem todos os anos engenheiros formados na Universidade. 

O diretor em exercício, professor José Geraldo Arantes de Azevedo Brito, afirma que os ex-alunos da UFOP contribuem também para o desenvolvimento econômico do País. “Temos vários ex-alunos que são destaques nas principais empresas do Brasil, a maioria dos que formam já consegue entrar no mercado de trabalho”, afirma.

O estudante Daniel Madureira entrou no curso de Engenharia de Minas no primeiro período de 2013. Segundo ele, sua primeira opção para a graduação foi a UFOP, por conhecer o valor da formação de engenheiros. "É uma honra fazer parte da Escola de Minas. Acredito que, depois de me formar, conseguirei uma boa colocação no mercado de trabalho", completa. 

HISTÓRIAA Escola de Minas foi idealizada pelo Imperador Dom Pedro II e fundada, em 1876, pelo cientista francês Claude Henri Gorceix. Segundo o relatório de Henri, a região de Ouro Preto era o local ideal para pesquisas e estudos geológicos e mineralógicos. A Escola foi criada com o curso de Engenharia Geral, o primeiro do Brasil, englobando as áreas de metalurgia, mineração, geologia e civil. 

Pioneira no Brasil, segundo José Geraldo Arantes, todas as outras escolas de engenharia de Minas Gerais foram fundadas por ex-alunos da Escola de Minas. Atualmente, a EM tem oito cursos de engenharia e mais o curso de Arquitetura e Urbanismo. Sua tradição e história são reconhecidas em todo o Brasil, formando profissionais bem capacitados para o mercado de trabalho.