Criado por Administrator em sex, 11/10/2013 - 11:41
Brunello Amorim
A Escola de Minas completa neste sábado, 12 de outubro, 137 anos de sua fundação. A tradição da escola é conhecida em todo o Brasil pelo pioneirismo em pesquisas e estudos na área da geociência. Para comemorar o aniversário, está prevista uma sessão solene para professores, servidores, alunos e ex-alunos dos cursos de Engenharia da UFOP e outras atividades.
Na solenidade, será lançada em português, francês e inglês a 2ª edição do livro "A História da Escola de Minas", idealizado pela Escola de Minas, com apoio da Vale e da Editora Graphar. Na ocasião, será lançado também o livro “Repúblicas de Estudantes - Elo de Ouro entre Antigos Alunos e a Escola de Minas”, que tem como autor o ex-aluno Eurico Martins de Araújo.
O aniversário da Escola de Minas é também ocasião da entrega da “Medalha Escola de Minas” para servidores, professores e ex-alunos. Estarão presentes profissionais de grandes empresas das áreas de engenharia, que recebem todos os anos engenheiros formados na Universidade.
O diretor em exercício, professor José Geraldo Arantes de Azevedo Brito, afirma que os ex-alunos da UFOP contribuem também para o desenvolvimento econômico do País. “Temos vários ex-alunos que são destaques nas principais empresas do Brasil, a maioria dos que formam já consegue entrar no mercado de trabalho”, afirma.
O estudante Daniel Madureira entrou no curso de Engenharia de Minas no primeiro período de 2013. Segundo ele, sua primeira opção para a graduação foi a UFOP, por conhecer o valor da formação de engenheiros. "É uma honra fazer parte da Escola de Minas. Acredito que, depois de me formar, conseguirei uma boa colocação no mercado de trabalho", completa.
HISTÓRIA - A Escola de Minas foi idealizada pelo Imperador Dom Pedro II e fundada, em 1876, pelo cientista francês Claude Henri Gorceix. Segundo o relatório de Henri, a região de Ouro Preto era o local ideal para pesquisas e estudos geológicos e mineralógicos. A Escola foi criada com o curso de Engenharia Geral, o primeiro do Brasil, englobando as áreas de metalurgia, mineração, geologia e civil.
Pioneira no Brasil, segundo José Geraldo Arantes, todas as outras escolas de engenharia de Minas Gerais foram fundadas por ex-alunos da Escola de Minas. Atualmente, a EM tem oito cursos de engenharia e mais o curso de Arquitetura e Urbanismo. Sua tradição e história são reconhecidas em todo o Brasil, formando profissionais bem capacitados para o mercado de trabalho.



Ouvidoria




