Criado por Administrator em seg, 14/10/2013 - 14:59
Brunello Amorim
Depois de 38 anos e 7 meses prestando serviços administrativos para a Escola de Minas, Maria das Graças Macedo foi uma das homenageadas com a “Medalha Escola de Minas”. Criada no dia 12 de outubro de 1998 com o objetivo de homenagear pessoas e instituições que apoiam ou apoiaram as atividades da EM, a medalha fez parte das comemorações do 137º aniversário da Unidade, celebrado no último sábado. Graça, como é conhecida por todos, disse ter recebido a deferência com grande emoção. “Uma homenagem tão importante destinada ao servidor que exercia atividades administrativas demonstra a valorização e respeito da Escola de Minas com os seus apoiadores em todos os setores”, declarou.

Abertura Solene - Foto de Antônio Laia
A emoção da servidora, quando recebeu a "Medalha Escola de Minas", esteve também presente em todas as homenagens registradas naquela manhã de sábado, 12, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Na sessão, ocorreu o jubileu de Diamante, Ouro e Prata para agraciar ex-alunos da engenharia que completaram 60, 50 e 25 anos de formados, respectivamente, além de outras homenagens para professores e outros apoiadores das atividades na EM.
O reitor, Marcone Jamilson, esteve presente, acompanhado da vice-reitora, Célia Nunes. Em discurso, o reitor ressaltou a importância da EM para a UFOP, a partir de dados oficiais e atualizados. “Em toda a UFOP, temos, atualmente, 11.156 estudantes, distribuídos em 38 cursos presenciais. Desses, 28%, ou seja, 3.161 alunos estão na Escola de Minas em nove cursos de graduação”, afirmou.
Ao falar sobre a tradição da história da EM, ele disse que "devemos, sim, respeitar a tradição. Vamos também sempre lembrar que a tradição de hoje fora resultado de uma inovação de outrora". O reitor citou como inovadora a ação do então Imperador Pedro II ao criá-la, em 1876, observando que esse espírito de modernidade deve sempre fazer parte do presente.

Visão geral da plateia. Foto de Antônio Laia.
O diretor em exercício da EM, professor José Geraldo Arantes, fez um panorama de sua gestão nos últimos oito anos, agradecendo a todos que apoiaram o desenvolvimento da unidade. Na oportunidade, também fez agradecimento especial às empresas apoiadoras do evento, lembrando que elas "são muito mais do que parceiras da Escola de Minas. É para vocês que formamos nossos alunos”, disse o diretor.
No final de outubro, a diretoria eleita assumirá a administração da EM. O professor Issamu Endo será empossado no cargo de diretor e afirmou ter desafios para melhorar ainda mais a estrutura física e acadêmica. Ele acredita que é preciso pensar em mais programas estratégicos com a iniciativa privada para dar continuidade ao crescimento da Instituição.