Ir para o conteúdo

Escola de Minas da UFOP comemora 130 anos de tradição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Homenagens e inaugurações marcam a comemoração dos 130 anos de fundação da Escola de Minas, no dia 12 de outubro. Para celebrar a data, a direção da Escola lança um novo selo comemorativo, além de resgatar o estandarte do cinqüentenário da unidade.

A sessão solene de comemoração do aniversário acontece no sábado, dia 11, às 9h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Nela, serão homenageados não somente as turmas de 1956 e 1981 que completam, respectivamente, os jubileus de Ouro e Prata, como também o engenheiro Claret Rodrigues da Cunha, diretor-presidente da Geosol e ex-aluno destaque do ano. Também serão agraciados, na ocasião, os professores e servidores da Escola com 25 anos de casa, assim como os professores com 25 anos de formado em outras instituições. De acordo com o diretor da Escola de Minas, prof. José Geraldo Arantes de Azevedo Brito, uma homenagem especial foi criada neste ano. “A partir de agora, os professores que se aposentaram também receberão honrarias durante a cerimônia”, disse.

Na tarde de domingo, o Salão Nobre da Escola de Minas será palco da solenidade de entrega da “Medalha Escola de Minas”, a comenda maior da unidade. Os agraciados serão os engenheiros Afonso Henrique Mascarenha de Araújo, Armando Maurício Max, Marcos de Vasconcelos Bastos e Wanderley José Lopes. Dos quatro, os três últimos são ex-alunos da Escola.

Novas instalações

Devido ao aumento do número de cursos de Engenharia nos últimos anos, a Escola também lança, durante as solenidades de seu aniversário, um projeto de ampliação de seu prédio no campuscampus há 12 anos. “Naquela época, éramos quatro cursos de engenharia; hoje, somos sete. Tínhamos um curso de pós-graduação e duas especializações começando. Hoje, temos dez. A Escola de Minas cresceu muito e precisamos de novas salas para aulas, professores e laboratórios”, concluiu. Outra novidade é o projeto de ocupação e restauração do prédio da Escola de Minas na Praça Tiradentes, an
Morro do Cruzeiro.

De acordo com o prof. José Geraldo, a Escola se mudou para o tigo Palácio dos Governadores. "É um projeto fabuloso que foi elaborado na gestão passada, mas, na época, só pôde ser contratada uma de suas partes. Agora, ele está pronto e será lançado no aniversário da Escola", comemora o professor.
Com as mudanças incluídas nos projetos, muitas salas do prédio da Praça Tiradentes passarão para o campus. Serão criadas novas salas para utilização em eventos da Escola e da Universidade. “Em um ponto central de Ouro Preto, essas salas serão bem-vindas para realizarmos eventos, como as semanas de estudos e algumas exposições temporárias”, disse o diretor. Permanecerão no prédio a Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat), algumas salas e laboratórios, além do Museu de Ciência e Técnica, que continua a crescer com a inauguração das novas instalações da diretoria, da Sala de Bens Minerais do Brasil e do Setor de Ciência Interativa.

Histórico

A pedido de Dom Pedro II, em 12 de outubro de 1876, o presidente da Província de Minas Gerais, Barão da Villa da Barra, assinava a instalação da Escola de Minas
em Ouro Preto, então capital da Província. A primeira escola de estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos do Brasil nasceu numa época em que "dificilmente se poderia dizer que havia demanda por geólogos e engenheiros de minas na economia exportadora e escravocrata de 1876. A criação da Escola foi, antes de tudo, um ato de vontade política, orientado, em boa parte, por motivos de natureza antes ideológica que econômica”, afirma José Murilo de Carvalho, em seu livro A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória.

A programação completa das homenagens está disponível no site www.ufop.br

Programação

Dia 10 de outubro, terça-feira
18h - Instalação dos Acervos Bibliográficos dos Professores Augusto Barbosa da Silva, Christiano Barbosa da Silva, Nicodemus de Macedo Filho, na Biblioteca João Henrique Grossi Sad
Local: Geosol - Geologia e Sondagens Ltda
Rua São Vicente, 255 - Olhos D’Água - Belo Horizonte.

Dia 13 de outubro, sexta-feira
20h - Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora do Carmo
Celebrante: Cônego José Feliciano da Costa Simões.

Dia 14 de outubro, sábado
09h - Sessão Solene comemorativa dos 130 anos de fundação da Escola de Minas
Local: Parque Metalúrgico - Centro de Artes e Convenções - UFOP

Homenageados
Engenheiros da turma de 1956 - Jubileu de Ouro
Engenheiros da turma de 1981 - Jubileu de Prata
Ex-Aluno destaque do ano de 2006 - Eng. Claret Rodrigues da Cunha - Diretor-Presidente da GEOSOL.

Homenagens especiais
Homenagem pelos 25 anos de magistério na Escola de Minas: prof. Espedito Felipe Teixeira de Carvalho

Homenagens pelos 25 anos de formados em outras Instituições: prof.
Henor Artur de Souza, prof. Paulo de Tarso Amorim Castro e prof. Waldir Lopes de Oliveira Filho

Homenagens pelos 25 anos de serviços prestados na Escola de Minas: servidores: José Cirilo Pereira, José Humberto Cerceau Ibrahim, José Leite Simplício Filho, Maria Aparecida Dias Carvalho Gonçalves, Moisés Maciel e Osvaldo Arcanjo João.

Homenagem aos professores aposentados da Escola de Minas: prof: Fernando Leopoldo von Krüguer e prof. José Silvério de Deus Mundin

23h30 - Jantar dançante dos ex-alunos da Escola de Minas no Parque Metalúrgico - Centro de Artes e Convenções - UFOP

Dia 15 de outubro, domingo
15h - Salão Nobre da Escola de Minas - Praça Tiradentes
Solenidade de entrega da Medalha “Escola de Minas”, comenda maior da Unidade pelo diretor prof. José Geraldo Arantes Brito

Agraciados
Eng. Afonso Henrique Mascarenha de Araújo, Eng. Armando Maurício Max, Eng. Marcos de Vasconcelos Bastos e Eng. Wanderley José Lopes.

Inauguração da Sala de Bens Minerais do Brasil – Setor Mineralogia II do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas / UFOP
- Apoio Cultural: Fundação VICTOR DEQUECH e GEOSOL.

Inauguração das novas instalações da Diretoria do Museu de Ciências e Técnicas da Escola de Minas / UFOP
- Apoio Cultural: Fundação VICTOR DEQUECH e GEOSOL

Inauguração do Setor de Ciência Interativa do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas / UFOP
- Apoio Cultural: Parque da Ciência/Universidade Federal de Viçosa / CNPq.

Lançamento do livro Prosa e Verso do Meu Universo (Crônicas e Poemas). Autor: Eng. Eurico Martins de Araújo ex-aluno da turma de 1963.
Assembléia da A³EM