Criado por Administrator em qui, 11/12/2014 - 10:59
Carol Antunes
Cuidar bem da alimentação não é um trabalho para qualquer um, e há 36 anos o curso de Nutrição da UFOP ensina novos alunos a cuidarem de outras pessoas. Criado em 1978, admitindo sua primeira turma em agosto de 1979, o curso que era vinculado à Escola de Farmácia conquistou sua autonomia administrativa em 13 de dezembro de 1994, quando foi criada a Escola de Nutrição (Enut). Hoje, com 20 anos de autonomia, localizada no campus Morro do Cruzeiro, a Escola atrai alunos de todos os lugares do País.
Além do curso de Nutrição, o prédio abriga o curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos desde 2009 e, ainda, os cursos de pós-graduação em Ciência de Alimentos, Gestão de Alimentos e Alimentação Coletiva, e Saúde e Nutrição. A Escola tem o Departamento de Alimentos (Deali), o de Nutrição Clínica e Social (Dencs) e dispõe de dependências administrativas, com seis salas de aula, uma biblioteca com acervo relacionado à nutrição, alimentação e áreas afins, laboratórios de Técnica Dietética, Nutrição Experimental, Análises Químicas, Microbiologia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Avaliação Nutricional e Informática. A instituição também conta com um Ambulatório de Atendimento Nutricional.
A Escola de Nutrição prepara o aluno do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos para suprir a necessidade das empresas do setor alimentício, qualificando profissionais para atuar nas áreas de indústrias alimentícias de produtos de origem animal e vegetal; empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; indústrias de aproveitamento de resíduos; instituições de pesquisas científicas e tecnológicas; laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas; instituições de inspeção sanitária; e empresas de consultoria. Para o curso de Nutrição, os professores preparam os estudantes para serem profissionais que possam atuar em diferentes áreas, como administração de serviços de alimentação para coletividades sadias e enfermas, nutrição clínica (dietoterapia), nutrição social (saúde coletiva), nutrição desportiva, assessoria e consultoria, marketing, dentre outras.
Nesses 36 anos, o curso de Nutrição tem em seu currículo o conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2005, destacando-se dentre os cinco melhores cursos do País. Em sua história, a instituição busca preparar profissionais aptos a gerenciar a produção de alimentação coletiva e a proporcionar cuidados dietéticos a indivíduos enfermos, atletas, coletividades e grupos populacionais.
Para comemorar o aniversário, a diretora da Enut, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, conta que um dos planos é criar uma exposição pelo prédio com obras sobre a cultura de Ouro Preto. Também foram feitos marcadores de livros para distribuir, e claro, tratando-se de cursos que cuidam da alimentação, a ideia é que também tenha uma degustação de cupcake. “Para os próximos anos, pretendemos expandir o prédio, pois com dois cursos pede-se que o local se amplie para outros blocos ou até um segundo andar. Pretendemos também fazer vigorar o projeto de mestrado do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, finaliza.
Para conhecer mais sobre a Escola de Nutrição acesse www.enut.ufop.br.



Ouvidoria




