Ir para o conteúdo

Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear de 600MHz será adquirido pela UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

Aprovado com o subprojeto "Caracterização molecular de compostos orgânicos, organometálicos e macromoléculas sintéticas e naturais" por meio da chamada pública MCTI/FINEP/CT-INFRA – PRO-INFRA 01/2011, a UFOP adquirirá um Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 600MHz.

O projeto foi enviado pela UFOP e coordenado pelo programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia – CiPharma, com a participação também de docentes do Departamento de Química da Universidade.

Maria Elisabete da Silva Barros, vice-diretora da Escola de Farmácia, conta que essa aquisição coloca a UFOP como uma instituição de primeiro mundo. "Esse equipamento pode ser utilizado em atividades de todos os cursos. Por ser um equipamento de análise, qualquer material pode ser analisado dependendo do objetivo do projeto", afirma.

Para receber o equipamento, será construído um novo prédio para o laboratório multiusuário (LMRMN) que será alocado na área próxima à portaria 2 e aos prédios da recém-inaugurada Escola de Farmácia e da Medicina no campus Morro do Cruzeiro. 

A diretora da Escola de Farmácia, Andrea Grabe Guimarães, explica que alguns exemplos concretos das aplicações da espectroscopia de RMN para os quais o equipamento será utilizado incluem a análise de drogas e fármacos, o controle e a qualidade de produtos químicos, a medida de hidratação e a liberação de fármacos, a determinação estrutural de substâncias naturais e sintéticas e a análise de polímeros, dentre outros.

"Em médio e longo prazos, teremos o impacto positivo nos vários programas de pós-graduação e contribuição relevante para a produção de conhecimento e científica da UFOP", completa.

O projeto está à espera da liberação da verba para a compra, e a previsão para a chegada do equipamento na Universidade é de dois anos.