A aluna do curso de Engenharia Urbana da UFOP, Lara Peixoto, conquistou a medalha de prata na modalidade individual de Taekwondo e ouro na disputa por equipe, no pan-americano universitário no México.
Após a classificação para o pan-americano, a atleta também passou pela convocação para representar o Brasil na competição. A estudante relatou a importância do apoio da Universidade no processo, da Escola de Educação Física à Escola de Minas e Fundação Gorceix.
Os Jogos Pan-Americanos Universitários, que se iniciaram em 14 de outubro e vão até esta quinta (26), acontecem em Mérida, no México e contam com oito países participantes na modalidade.
Lara fez parte da equipe que conquistou o ouro na competição TK3, na qual três atletas de cada categoria (peso leve, médio e pesado) representam seu país em um sistema de três contra três. As vitórias foram conquistadas primeiro no domingo (16), quando a atleta conquistou a vice-colocação, e na terça (18).
A equipe brasileira foi composta por: Dangela Guimarães (Unifan-GO), Gabriel Mello (Unisagrado-SP), Julia Herculano (UNIP-SP) e Lara Peixoto (UFOP-MG). Os atletas tiveram como treinador o mestre Erickson Busatto e como treinador técnico Adelino da Silva Filho.
A atleta ressalta a importância dos resultados e a disparidade de estrutura de cada país. Segundo ela, o Brasil levou 11 atletas a menos que os demais adversários na modalidade e ainda assim ficou na segunda posição geral por equipes, com seis medalhas de ouro, três pratas e duas de ouro no Taekwondo.
Feliz com o resultado, Lara avalia a experiência como muito enriquecedora. A atleta já se prepara para o Universíade, campeonato mundial universitário que acontece em 2023 e que também soma pontos no ranking mundial da modalidade.