Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP vence torneio de jiu-jitsu

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Na imagem, duas atletas de Jiu-Jitsu estão em combate. A lutadora de kimono branco aplica um estrangulamento pelas costas, enquanto a oponente, de kimono preto, tenta resistir à pressão. A cena mostra concentração e intensidade no tatame.
A aluna do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Julia Bastos venceu o torneio BJJ Storm, realizado em Belo Horizonte, no último final de semana. Ela foi campeã de jiu-jitsu na categoria faixa azul adulto até 58,5kg.
 
Julia celebra a conquista como resultado de anos de treino. "Desta vez, eu estava mais tranquila e senti que estava mais racional. Fico extremamente contente de perceber minha evolução, não só na parte prática, mas na parte mental de uma competição", relata. Ela afirma que ter vencido a competição é "uma motivação para continuar e uma confirmação para mim mesma de que sou capaz. Vencer um desafio que você mesmo se faz é muito satisfatório".
 
A atleta começou a treinar em 2022, no projeto social do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus de Santa Luiza, e continuou treinando quando ingressou na UFOP, em 2023. Atualmente, ela faz parte do projeto de extensão Ensino de Lutas, vinculado à Escola de Educação Física (EEF), onde atua como monitora dos treinos femininos de jiu-jitsu. Junto com Julia, também participaram da competição mais dois integrantes do projeto, Gabriel Barbosa e João Pagno. 
 
O projeto, em funcionamento há mais de 10 anos, é aberto a toda a comunidade universitária e ouro-pretana. Além do jiu-jitsu, são ofertadas outras modalidades, como karatê, taekwondo, judô, nin jitsu, aikidô e muay thai. Para Julia, o Ensino de Lutas torna possível a prática de esporte, de forma gratuita, contribuindo para a saúde física e mental, além de proporcionar uma rede de contatos e um ambiente organizado e amigável: "nele, cada um constrói sua autoconfiança. Sou muito grata ao projeto e aos professores pelos ensinamentos passados e incentivo", afirma.
 

35567_img_20250823_wa0029.jpg

Divulgação
Na imagem, quatro pessoas posam sorridentes em frente a um banner de campeonato. A atleta ao centro exibe sua medalha, mordendo-a em sinal de conquista, enquanto os outros a abraçam e apontam para ela, celebrando juntos a vitória.
Participantes do projeto "Ensido de lutas" comemoram a vitória de Julia

Veja também

28 Novembro 2025

A Atlética Universitária Primaz, em parceria com os Centros Acadêmicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), realiza no...

Leia mais

19 Novembro 2025

Após 13 anos, o time da Associação Desportiva da Escola de Minas (Adem) retorna para a primeira divisão do futebol...

Leia mais

10 Novembro 2025

As Atléticas Primaz, AAAMEDUFOP, Marvin, Piratas e Radioativa, com apoio da Coordenação de Esportes e Lazer da Universidade Federal de...

Leia mais

15 Outubro 2025

A Escola de Educação Física (EEF) divulga as ações e projetos de extensão que estarão disponíveis para as comunidades universitária...

Leia mais