Criado por Julia Cabral em qui, 14/07/2016 - 18:00 | Editado por Chico Daher há 8 anos.
Cento e trinta e cinco atletas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul participam do Campeonato Brasileiro por Idades de Ginástica de Trampolim, que está sendo sediado no Ginásio da UFOP, de hoje até sábado (16). São 13 equipes com atletas a partir de 10 anos de idade. A competição conta com a participação do aluno do curso de Educação Física da Universidade, Mário Santana, de 24 anos, que é atleta da Fundação Aleijadinho e já conquistou medalhas em competições nacionais e internacionais.
ginastica_aluno_da_ufop.jpg
O representante da Federação Mineira de Ginástica, Newton Santos Vianna Junior, destacou o desempenho dos atletas mineiros na categoria. Segundo ele, esta competição "é uma oportunidade de mostrar para as pessoas da cidade que está sendo feito um bom trabalho. Minas Gerais tem a grande vantagem de, hoje, poder contar com até 85% de atletas que conseguem medalha em competições, principalmente os da Fundação Aleijadinho, de Ouro Preto, da Prefeitura de Contagem e do Minas Tênis Clube".
ABERTURA - A cerimônia de abertura do campeonato contou com a presença do reitor, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, que falou sobre a importância de um evento nacional está ocorrendo em Ouro Preto e, ainda, dentro da UFOP. Segundo ele, isso divulga a prática de esportes localmente e da grande visibilidade para a cidade e para a instituição.
ginastica_abertura.jpg
Ele chamou a atenção, ainda, para o fato de os presentes poderem conhecer a Universidade. "Nós temos cursos muito bem qualificados, entre eles o de Educação Física, com licenciatura e bacharelado, que obteve nota máxima na avaliação do MEC", disse o reitor, ao convidar os atletas para estudarem aqui, lembrando também que a assistência estudantil na Instituição é referência no país.
A competição é organizada pela Federação Mineira de Ginástica e pela Fundação Aleijadinho, em parceria com a UFOP, que cedeu o espaço do Centro Desportivo da Universidade. "Essa parceria é extremamente importante exatamente pelo tamanho da UFOP, e pelo reconhecimento do curso de Educação Física", disse o vice-presidente da Fundação Aleijadinho, Rodolfo Elias Rangel. "A Fundação quer criar oportunidades para pessoas carentes que certamente têm potencial", acrescentou.