Criado por Priscilla Santos em qui, 16/03/2017 - 13:33 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
O evento acontece uma vez por semestre, dentro da disciplina teórico-prática "Lutas", ministrada pelo professor Daniel Barbosa Coelho. Dentre as atividades exigidas aos alunos, a organização da competição é a mais importante. O evento foi realizado na noite da última segunda (13), no Ginásio do Campus Morro do Cruzeiro.
As inscrições foram por categoria de peso e abertas para toda a comunidade e, excepcionalmente nessa edição, foram apenas para atletas masculinos. Os 22 atletas participantes obrigatoriamente faziam a pesagem na chegada. "O jiu-jitsu que a gente pratica no Brasil é muito no chão, muita chave de braço, muito deslocamento e imobilização. A luta começa em pé mas desenvolve-se no chão. Ganha quem faz mais pontos ou imobiliza o adversário e finaliza.", explica Daniel.
O professor ainda reforça que existe um projeto de extensão sobre ensino de lutas que inclui o próprio jiu-jitsu, além de judô, taekwondo e aikido. "É uma competição universitária, dentro do campus, então o clima é bem diferente. O grande legado é o incentivo de organização de eventos esportivos dentro da UFOP".
Morador de Ipatinga, Tairone Azevedo luta jiu-jitsu há 4 anos. Foi em uma viagem pra Mariana que ficou sabendo do torneio e foi convidado a participar. "É muito bacana porque é difícil ver iniciativas assim. Onde eu moro não tem esses torneios. Inclusive tem muito torneio da Federação que fica abaixo desse", finaliza.