O Projeto ELOS, inicialmente nomeado como Elo, é formado por professores e alunos do curso de Educação Física da UFOP e desenvolve diversas atividades cooperativas com as prefeituras de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. O programa de extensão, coordenado pelo professor do mesmo departamento, Bruno Ocelli, teve um primeiro semestre do ano produtivo, com entregas importantes para o alcance dos objetivos propostos.
O grupo de trabalho composto pelos integrantes do projeto e pelos servidores das prefeituras das três cidades se reuniu para concluir a redação do Protocolo de Intenções que institucionaliza o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte na Região dos Inconfidentes (Consotium), primeiro consórcio com temática exclusiva dedicada ao lazer e ao esporte no Brasil. A reunião proporcionou um amplo debate sobre a temática e culminou na redação final do texto, atualmente em fase de apreciação pelos prefeitos. Após a aprovação do protocolo, será realizada uma cerimônia para a assinatura da parceria, permitindo o início dos projetos comuns aos os municípios.
Os professores do curso de Educação Física Bruno Ungheri e Everton Soares participaram do II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte e apresentaram o Projeto ELOS como um case de sucesso, em especial pelo desenvolvimento do Consotium. O encontro contou com a participação de secretários municipais e estaduais de Esporte e Lazer, servidores de universidades públicas, atletas e outros profissionais do esporte. Essa integração possibilitou a comunicação social do trabalho desenvolvido na UFOP bem como a formação de redes de relacionamento para iniciativas futuras.
I Encontro dos Grupos de Trabalho do II Seminário Municipal de Lazer e Esporte (SMLE) - Destinado ao monitoramento dos dispositivos presentes na Carta Ouro-Pretana para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte, o encontro foi realizado objetivando promover um espaço de participação popular. Inicialmente, foram retomadas as principais informações do seminário realizado em 2022 e foi concluída a elaboração de um relatório que reconhece as demandas atendidas um ano após o I SMLE. Foi também atualizada a redação das demandas que permanecem urgentes à população ouro-pretana.