
Criado por Maria Eduarda de Lima em qui, 16/04/2026 - 10:39 | Editado por Lígia Souza há 7 horas.
A Semana de Integração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), realizada entre os dias 6 e 10 de abril, ofereceu uma programação voltada ao acolhimento e à inserção dos estudantes na vida universitária. Com mesas temáticas, oficinas, atividades culturais e ações externas, o evento buscou apresentar a universidade e estimular a participação acadêmica desde o início da trajetória dos discentes.
Nesta edição, o tema “Mundo do trabalho” orientou as discussões. Segundo a professora do Departamento de Serviço Social (Desso) e coordenadora do Programa de Educação Tutorial Conexão Saberes (PET-Icsa), Kathiuça Bertollo, a escolha partiu dos próprios estudantes envolvidos na organização. “Esta é uma questão que diz respeito muito diretamente à juventude, ao que eles já vivenciam como estudantes trabalhadores, que precisam conciliar os estudos com uma escala laboral que consome grande parte de suas vidas, o que muitas vezes os impede de participar mais ativamente da vida acadêmica”, afirmou.
A programação também trouxe debates sobre gênero, território, extensão e desastres socioambientais. De acordo com Kathiuça, esses temas são fundamentais para quem está chegando à universidade, especialmente para aqueles que vêm de outras realidades e ainda não conhecem o contexto de regiões marcadas pela mineração. A proposta foi ampliar o debate sobre convivência, respeito e responsabilidade no ambiente acadêmico.
JUSTIÇA - Entre as atividades, a visita ao Memorial de Brumadinho, organizada pelo PET-Icsa, aprofundou as reflexões propostas ao longo da semana. A ação complementou a mesa “Mineração e mundo do trabalho: Brumadinho – o maior acidente de trabalho da história do Brasil” e buscou aproximar os estudantes de discussões sobre memória, responsabilidade social e os impactos de desastres socioambientais, além da luta por justiça.
A participação dos estudantes foi um dos destaques dessa edição. “Foi uma das edições com maior participação da comunidade acadêmica do Icsa, o que muito nos alegra, pois a construção é coletiva, feita a muitas mãos”, afirmou Kathiuça. Ela também destacou o envolvimento dos próprios alunos na proposição de atividades, especialmente da pós-graduação em Comunicação.
O encerramento contou com atividades culturais e de lazer, como a retomada da tradicional Queimada da Atlética Primaz e a segunda edição do Show de Prêmios. A queimada, que voltou a ser realizada após um período sem edições, reuniu seis times inscritos. Segundo o presidente da Atlética Primaz, Artur Corrêa, a retomada foi significativa. “Conseguir realizar a Queimada Primaz novamente foi muito gratificante para nós”, disse, acrescentando que, “infelizmente, nos últimos períodos, os estudantes estavam perdendo o interesse e não conseguíamos fazer o torneio que sempre foi muito tradicional na Semana de Integração”.
O Show de Prêmios também integrou o encerramento e contou com prendas obtidas, em sua maioria, por meio de parcerias com comerciantes da região, fortalecendo a relação entre a universidade e a comunidade local. Para Artur, a combinação das atividades contribuiu para o engajamento dos estudantes. “Juntar as duas programações foi um desafio, mas não teve preço ver o Icsa engajado e se divertindo com as atividades”, completou.



Ouvidoria




