Criado por Administrator em ter, 18/11/2014 - 12:06
Tamara Pinho
O aluno de engenharia mecânica da UFOP Sebastião Mansur, depois do período de intercâmbio no Programa Ciência sem Fronteiras, apresentou o estudo Good Vibrations: Majoring the Vibration of Touch como requisito final exigido pelo curso na Universidade de Leeds, na Inglaterra.
O trabalho orientado pelo professor Brian Henson analisa a influência das vibrações naturais da pele humana no julgamento da qualidade superficial de materiais, atuando na produção de materiais mais agradáveis ao toque. Para Mansur, a experiência de realizar esse projeto em Leeds possibilitou novos conhecimentos. “A realização de um projeto final de engenharia no exterior trouxe noções que ainda não conhecia sobre metodologia de pesquisa, do rigor técnico dos dados de laboratório e, principalmente, o desenvolvimento de um conhecimento escrito abrangente que contemple todo o conteúdo feito”.
Para o coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras da UFOP, Marco Antônio Moreira de Carvalho, trata-se de uma ótima iniciativa, já que a mobilidade do aluno não se limitou à realização de disciplinas regulares. “Elaborar um TCC na universidade de destino, onde o estudante é colocado em contato direto com pesquisadores proeminentes de diversas áreas, potencializa os ganhos com a mobilidade. A relevância dessa iniciativa está justamente na oportunidade de um ganho acadêmico para o aluno e para a Universidade que passa a considerar e abordar um tema que, até então, era inédito por aqui”.
Mansur apresentou o trabalho em maio de 2014 e agora irá submetê-lo a uma banca avaliadora para que ele seja aceito como aproveitamento do trabalho de conclusão de curso (TCC) exigido pela UFOP.



Ouvidoria




