Criado por Administrator em qua, 23/07/2014 - 18:24
Carol Antunes
A estudante de Jornalismo da UFOP Danielle Diehl conquistou vaga entre dezenas de alunos de todo o Brasil para participar do curso da Escola Brasileira de Jornalismo Científico (EBJC), ministrado em Rio Branco, no Acre, em paralelo às atividades da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Danielle foi selecionada dentre muitos estudantes de universidades da região sudeste e permanece no curso, ministrado na Universidade Federal do Acre (Ufac) até o dia 29.

Grupo de estudantes participantes da EBJC. Reprodução.
A estudante contou com o apoio da UFOP e auxílio-viagem para participar das atividades, por meio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da PROGRAD/UFOP. “Fiquei muito surpresa de ter sido escolhida, porque realmente não esperava, eu me inscrevi despretensiosamente. Fiz uma disciplina de Jornalismo Científico mas, antes, não tinha nenhum interesse no tema, sempre achei difícil, chato, complicado. Com as aulas, acabei me interessando e percebendo que a missão dos jornalistas é realmente interpretar esse assunto e facilitar a divulgação da ciência para todo o público”, confessa.
Sobre a experiência de estar no Acre, Danielle declara que o povo é muito receptivo, a cidade é bonita e tem uma paisagem maravilhosa. Até agora, já visitou Xapuri, a cidade de Chico Mendes, Epitaciolândia, onde fica o Exército de Fronteira, Brasileia, que faz fronteira com a Bolívia, e foi a pé até Cobija, primeira cidade da Bolívia na fronteira. “A experiência de vida, cultural e social está sendo sensacional. Além disso, uma das melhores coisas está sendo conhecer essas 14 pessoas, alunos de jornalismo de todo o País, diversos sotaques, diversas culturas, experiências, isso é incrível”, completa.
Sendo a proposta do curso de despertar o interesse de futuros jornalistas na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), os alunos da EBJC farão cobertura da 66ª reunião da SBPC. Para isso, estarão divididos em duplas, sob a orientação contínua dos professores. A cobertura do evento será realizada em diferentes formatos: textos, vídeos, áudio, fotos, dentre outros, e serão, posteriormente, publicadas no site da EBJC.
O curso da EBJC é uma realização do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. A escola é coordenada pelas jornalistas e pesquisadoras Graça Caldas e Adriana Cohen. Conta, ainda, com a participação das professoras Kátia Zanvettor (Univap/Labjor), Joice Santos (Museu Goeldi), e dos professores da Ufac, o biólogo Marcos Silveira e o jornalista Maurício Bittencourt. Herton Escobar, jornalista do jornal “O Estado de S. Paulo”, ganhador do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico deste ano, também integra a equipe de professores. A realização do curso teve o apoio e financiamento do Labjor/Unicamp, SBPC, CNPq, Capes, Fapeam, Intercom, SBPJor, FNPJ.