Criado por Administrator em sex, 20/12/2013 - 08:14
Aldo Damasceno
A aluna do curso de mestrado em História da UFOP, Danielle de Fátima Eugênio, desenvolveu pesquisa sobre arrematantes de obras públicas em Mariana. A dissertação, defendida nesta quinta-feira, 19, levantou diversos ofícios entre 1711 e 1808. Durante o período pesquisado, foram registradas 354 arrematações de obras públicas executadas por 155 diferentes ofícios da época. Dentre eles, estão pedreiros, marceneiros, carpinteiros, ferreiros e canteiros. Grande parte dos dados foi coletada a partir do banco de dados desenvolvido por bolsistas de pesquisa e extensão de projetos da UFOP.
Danielle comentou que a maior dificuldade da pesquisa foi encontrar documentos que tivessem registrados os nomes dos oficiais mecânicos que atuaram na época. "Dentre os nomes levantados, teve destaque o oficial mecânico José Pereira, que atuou como pedreiro, carpinteiro e canteiro. Ele executou diversos trabalhos durante o período, como a construção da Câmara de Mariana", destacou.
Com o título "Arrematantes de obras públicas em Vila do Carmo e cidade de Mariana (1711-1808)", a pesquisa foi orientada pela professora do Departamento de Turismo, Maria do Carmo Pires, e coorientada pelo professor do Departamento de Engenharia de Minas, Carlos Alberto Pereira.



Ouvidoria




