Criado por Administrator em qua, 29/01/2014 - 09:50
Mariana Borba
O Intercollegiate Mining Games é uma competição entre escolas de Engenharia de Minas de todo o mundo. A 36ª edição do evento (Jogos Internacionais de Mineração, em tradução livre) será realizada entre os dias 2 e 6 de abril de 2014, na cidade de Missouri, nos Estados Unidos, e uma equipe de alunos da UFOP está se preparando para marcar presença. Para isso, os alunos da Escola de Minas pretendem conseguir visibilidade e patrocínios de empresas para formar um time, levando o Instituto da UFOP a ser representado pela primeira vez nesta edição dos jogos.
Gabriel Wilke Saliba, diretor do centro acadêmico de Engenharia de Minas (Seminas), acredita que a troca de experiências com outros alunos do mundo e o contato direto com as empresas pode ser muito bom para os estudantes. Ele explica que a Escola de Minas é muito tradicional, mais até que muitas outras, por isso a importância de enviar uma equipe da UFOP para os jogos. Ganhar experiência, criar um jogo de mineração no Brasil e sediar um mundial na Universidade são as intenções futuras da grupo.
Já a aluna de Engenharia de Minas e ex-diretora do Seminas, Débora Motomatsu, enquanto residiu na Inglaterra por meio do Programa Ciências sem Fronteiras, passou a dar suporte à participação da equipe no Intercollegiate Mining Games, conhecendo as formas de treinamento e as modalidades dos jogos. Ela conta que começou a ir aos treinos semanais para compreender as estratégias: “Eles têm uma mina que chamam de mina teste, mas não está em atividade. São sete provas, cada equipe possui seis pessoas e em uma dessas provas uma pessoa se ausenta, sendo cinco participantes”. Sobre as técnicas utilizadas, explica que são as tradicionais de mineração, “não tão utilizadas atualmente”.
A cada realização do Mining Games, a sede é alternada. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Alemanha e Holanda são alguns dos países onde já foram realizadas outras edições. O Mining Games teve a sua origem em 1978, após a tragédia na Mina de Sunshine, em Kellog, Idaho, ocorrida em 1972. A competição foi criada em homenagem aos 91 mineiros que morreram no desastre.