Ir para o conteúdo

Estudantes de Jornalismo participam do 5º Encontro Internacional de Palhaços

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

Entre os dias 26 e 29 de setembro, o Circovolante - Encontro Internacional de Palhaços monta um picadeiro em Mariana. Este ano, a quinta edição do evento recebe cerca de 100 artistas, entre eles, três atrações internacionais e 11 grupos de diversas partes do Brasil. O encontro conta com o apoio e o trabalho de estudantes do curso de Jornalismo da UFOP, que vão realizar a cobertura do evento.


O estudante do 8º período de Jornalismo, Rafael Camara, que participa desde 2010 do Encontro, foi convidado pelo palhaço Xisto Siman para organizar a cobertura do evento. A equipe é composta por alunos e integrantes da Verbalize!, empresa júnior de jornalismo. “O Encontro de Palhaços é mais que um trabalho, é uma diversão. Poder acompanhar tudo bem de perto é um privilégio”, comenta Rafael Camara. 

Um dos fundadores do Circovolante, o palhaço Xisto Siman elogia a participação dos alunos “É sempre importante trabalhar com o curso de Jornalismo, que tantas vezes foi nosso parceiro. Eles são sempre dispostos e a curiosidade desses jovens rende excelentes matérias e perfis”.

A cada ano, o encontro homenageia um artista - nesta edição, será o palhaço Chicrete, um dos mais famosos do país. Aridelson de Oliveira tem 74 anos, sendo 52 deles dedicados à arte circense. O encontro também tem a participação de Alegria, de Moisés - o Rei do Pedal - e do ex-Trapalhão Dedé Santana. Também faz parte da programação uma exposição composta dos fotógrafos Naty Torres e Lincon Zarbietti - que também é aluno de Jornalismo da UFOP -, com fotografias dos encontros anteriores. A exposição vai circular por quatro escolas da cidade.

HISTÓRICO - O Circovolante atua há 12 anos em Mariana. Em sua sede, o grupo recebe crianças e adolescentes que aprendem sobre a organização e o ofício do grupo, além de poderem participar de oficinas. O Circovolante possui um acervo de livros sobre a história do circo e mais de 300 filmes de comédia do início do século XX, que também circulam em entidades, escolas e no Curso de Artes Cênicas da UFOP.