Criado por Administrator em sex, 22/11/2013 - 14:00
Fernanda Mafia
A pesquisa, os desafios, as propostas, os direitos dos estudantes de pós-graduação estão em discussão no 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-graduandos (Conap), sediado pela UFOP. O evento é organizado pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e está sendo realizado na UFOP. O encontro prevê atividades para hoje (22) e os próximos dias 23 e 24 de novembro. O objetivo é promover um ambiente de debates e reflexões sobre as atuais condições dos pesquisadores no Brasil e propor diretrizes para os próximos anos.
A primeira mesa de debates abordou “a pesquisa no país e os direitos dos pós-graduandos”. Durante a abertura, realizada no Bloco de Sala de Aula, estiveram presentes a presidente e o vice-presidente da ANPG, Luana Bonone e Cristiano Flecha; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, professor André Talvani; a coordenadora do programa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Vanessa Oliveira Fagundes; e o presidente da Associação de Pós-graduandos da UFOP, Guilherme de Paula Costa, além da deputada federal Jô Moraes.
Sobre o Conap, André Talvani ressalta que “a pós-graduação é um processo recente no Brasil, com início na década de 1930. Por isso, eventos como o Conap se tornam um fórum de discussão entre os próprios estudantes, as agências de fomento à pesquisa e à universidade. A pós-graduação é hoje o diferencial das grandes instituições de ensino”. Vanessa Oliveira complementa que “é na pós-graduação que a maior parte das pesquisas são realizadas, por isso, esses processos são importantes para o fortalecimento da ciência no País.”
“É importante entender que o Brasil tem um relativo atraso no debate sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia, onde os pesquisadores tem um papel decisivo. É necessário que o país amplie os investimentos nessa área”, avalia a deputada Jô Moraes.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - Como forma de incentivo à pesquisa por alunos do ensino médio, a bolsa PIBIC Júnior, incorpora esses alunos aos centros de pesquisa, onde tem a oportunidade de um primeiro contato com laboratórios. Vanessa Oliveira conta que “o objetivo é despertar, já no ensino médio, o interesse pela ciência. Além de orientar carreiras, já que é nessa fase que os alunos tem que escolher a profissão.”