Ir para o conteúdo

Ex-alunos são homenageados nos 175 anos da Escola de Farmácia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mariana Borba

Os alunos e ex-alunos da Escola de Farmácia prestigiaram as comemorações de aniversário da Instituição que tiveram início em 4 de abril, dia em que foi fundada em 1839, e se estenderam até o dia 6. O evento, promovido pela Escola de Farmácia e pela Associação de ex-alunos, celebra os 175 anos da Escola, a primeira da América Latina. 

As homenagens foram para os ex alunos formados em 1953 e 1954 – 60 anos; 1963 e 1964 – 50 anos; 1978 e 1979 – 35 anos; 1988 e 1989 -25 anos; 1998 e 1999 – 15 anos; 2008 e 2009 – 5 anos. A “Medalha Escola de Farmácia” é uma homenagem especial para ex-professores e pessoas que tenham contribuído com a Escola. Neste ano, os professores Neuza Maria de Magalhães, João Luiz Martins, Antenor Rodrigues Barbosa Júnior e Mário Neto Borges, além do técnico-administrativo Maurício José Guimarães receberam a honraria pelo trabalho desenvolvido. 
 
 
prof._joo_luiz_martins_e_prof._antenor_barbosa_jnior_recebendo_a_medalha_da_escola_de_farmacia.jpg 
Os professores João Luiz Martins e Antenor Barbosa Júnior recebem a medalha da Escola de Farmacia - Crédito: Flávia Gobato
 
Um dos homenageados foi o farmacêutico José Pedro Pereira, da turma de 1953, que estava acompanhado do filho José Pedro Pereira júnior e demais familiares que vieram prestigiar o momento da entrega do broche da Escola e o certificado. “É uma honra muito grande ter meu pai como exemplo de profissional”

Da turma de 1978, o farmacêutico bioquímico Adão Paulino Ribeiro acredita que o carinho que recebe dos amigos e professores da Escola é de importância imensurável. “É a fonte de água, faz com que a gente retome as forças e volte a trabalhar com mais vontade”. 

Sobre o encontro, a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, fala da junção das duas Escolas. “A Escola de Farmácia, de certa forma, contribuiu para o surgimento da UFOP com a junção da Escola de Minas. Esse encontro de ex-alunos e alunos ajuda a entender a contribuição da UFOP para a formação dos profissionais da área de farmácia”. 

A diretora da Escola de Farmácia, Andrea Grabe Guimarães, ressalta a importância da solenidade pelos aspectos históricos. “O fato dos ex-alunos, que entendem a importância da Instituição, estarem presentes aqui nessa solenidade, faz com que a gente tenha um apoio, uma força maior, para construir e melhorar, cada vez mais, a qualidade dos nossos cursos”, conclui.
 
efar.jpg
Cerimônia em comemoração ao aniversário da Escola de Farmácia - Crédito: Flávio Gobato