Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Ex-reitor da UFOP recebe título de Doutor Honoris Causa em cerimônia do 28º aniversário do ICEB

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em Assembleia Geral do Conselho Universitário (Cuni) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizada na última sexta-feira, 27 de agosto, para comemorar o 28° aniversário do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), o ex-reitor da UFOP, Antônio Fagundes de Sousa, recebeu Título e Grau de Doutor Honoris Causa.

 

Na ocasião, o atual diretor do ICEB, Antônio Claret Sabioni, relembrou a trajetória e os feitos do Professor Antônio Fagundes, acentuando a importância de sua atuação para o ensino da Universidade e para o país. Emocionado, o ex-reitor da UFOP agradeceu a honraria e parabenizou a Universidade pelo trabalho que realiza há 41 anos.

 

Estiveram presentes na cerimônia representantes das unidades acadêmicas da UFOP, familiares de Antônio Fagundes, além da Vice-Reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professora Doutora Nilda de Fátima Ferreira Soares e da presidente da Câmara de Deputados de Viçosa, Cristina Fontes de Araújo Viana.  Antônio Fagundes de Sousa também foi reitor da UFV.

    

Antônio Fagundes de Sousa foi reitor da UFOP no período entre 1979 e 1982. Dentre as ações realizadas, participou ativamente da consolidação da Universidade como responsável por promover a urbanização do campus universitário do Morro do Cruzeiro, pela criação dos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) e do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). Construiu, ainda, o restaurante universitário e 14 repúblicas estudantis.

 

Tendo em vista os feitos realizados em favorecimento ao ensino que era ministrado e que se objetivava alcançar na UFOP, o Conselho Departamental do ICEB indicou ao Cuni o professor Antônio Fagundes de Sousa como merecedor da outorga de Doutor Honoris Causa, honraria tendo sido aprovada por unanimidade.

dsc00109.jpg