O livro "Minas, Bahia & Poesia", de autoria dos professores do Departamento de Física (Defis) e pesquisadores da pós-graduação em Física da Matéria Condensada (Fimat) da UFOP, Mário Mazzoni (UFMG/UFOP) e Matheus Matos (UFOP), reúne poemas sobre amor, memória, tempo e território. A coletânea, publicada de forma independente, embarca no encontro entre Minas e Bahia, territórios afetivos dos autores.
A parceria começou na Universidade por meio da colaboração científica muito antes dos versos surgirem. Matheus atravessou a Bahia para ser orientado por Mário na UFMG, em 2007. Durante a construção da amizade, ambos também se encontraram na poesia. "Nesse tempo, entre alguns cafezinhos com pão de queijo, Matheus foi ganhando espaço em Minas com seu jeito baiano de muito carisma e amizade. Não tardou, percebemos que escrevíamos uns versos e falar sobre eles começou a ficar mais interessante que a própria física", conta Mário.
Matheus comenta como essa relação influenciou sua percepção da relação entre estudante e professor, considerando os 18 anos de amizade construída entre eles. "O título do livro foi proposto por ele e ele escreve sobre isso no prefácio. Acho que esse encontro diz muito sobre como enxergo as relações entre estudantes e professores na Universidade. Tento me espelhar na minha própria experiência para tratar meus alunos como amigos e como família, assim como o Mário me tratou", reflete Matheus, acrescentando que "é uma amizade já longa e que ainda vai muito mais longe. Já dizia o poeta: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. A poesia também é essa arte".
O livro conjunto celebra os encontros entre a física, poesia e, também, o amor pelos animais. Toda a renda obtida com a venda da obra vai ser integralmente destinada ao Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (ONG IDDA), sediada em Ouro Preto e Mariana, que atua no resgate, acolhimento e cuidado de animais em situação de abandono e vulnerabilidade.
"Matheus e a esposa Geane são apaixonados por gatos. Eu também tenho uma pequena turma de cinco deles em casa. Convivendo com eles tão de perto, aprendemos que o sofrimento de qualquer um desses seres é nosso também. Geane e outros estudantes do Matheus conheciam bem a ONG IDDA de Ouro Preto/Mariana, e vimos então a oportunidade de colaborar com pessoas que se dedicam a essa causa", completa Mário.