Criado por Iris Jesus em ter, 27/06/2017 - 16:18 | Editado por Chico Daher há 7 anos.
redimensionada-0577.jpg
A mostra promoveu 20 debates, com a participação de 90 convidados do audiovisual, acadêmicos, pesquisadores, historiadores e críticos de cinema, e mais três convidados internacionais do Chile, Argentina e México. A programação, completamente gratuita, incluiu exibição de filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo e shows musicais.
Essas atividades foram divididas em três eixos, com discussões sobre Emergências Digitais, na Temática Preservação; Emergências Ameríndias, na Temática Educação; e "Quem conta a história? Olhares e identidades no cinema brasileiro", na Temática Histórica. Isso ocorreu de maneira dinâmica, estimulante e diversa, mostrando o que há de mais fundamental na produção, manutenção e preservação de cinema e audivisual.
CONVERGÊNCIA - Para Raquel Hallak, coordenadora da CineOP e diretora da Universo Produção, "A CineOP cumpre, mais uma vez, o seu papel de ser espaço de encontro e convergência de profissionais e instituições de vários segmentos que trabalham com a imagem, cinema e educação. De modo especial, registramos nesta edição um momento histórico com a entrega e apresentação do Plano Nacional de Preservação, ampliando o diálogo com os diversos elos da atividade cinematográfica, ao mesmo tempo que percebemos a maturidade do setor da preservação para enfrentar os desafios e unir para que avanços sejam conquistados", declarou, lembrando o atual contexto político pelo qual o país passa, segundo ela, bastante desfavorável para a preservação audiovisual.