Tarde ensolarada com esporte, lazer e descontração. Assim ficou marcada a 9ª edição do “Campus Aberto”. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Centro Desportivo da UFOP (Cedufop), realizou oficinas e campanhas para a comunidade de Ouro Preto e região durante a tarde do último sábado (14). O projeto tem como objetivo aproximar a comunidade do espaço que a Universidade oferece, estimulando pessoas de todas as idades a praticarem atividades ligadas a saúde, conhecimento e entretenimento de forma gratuita.
As práticas de lazer relativas à saúde foram o grande atrativo da tarde. Com organização dos alunos de Educação Física, foram realizadas partidas de vôlei, futebol, futebol americano, queimada e gincana entre pais e filhos. Segundo Marinalva Brito, bolsista do projeto e aluna do curso de Educação Física, o evento conta com voluntários da Universidade e da comunidade para dar certo. “O Campus Morro do Cruzeiro é um local público e muitas pessoas da comunidade ainda não sabem disso. Com as práticas esportivas, podemos promover uma maior integração entre ouro-pretanos e estudantes e disponibilizar opções de lazer, já que a cidade possui poucas”, explica.
Além dos esportes, as crianças puderam participar de oficinas, que incluíam pintura facial, montagem de pipas, criação de brinquedos com panos e materiais recicláveis, entre outras. “Já é a terceira vez que trago minha filha e não pretendo parar. Como ouro-pretana, incluí-la no espaço da Universidade é um processo importante para o seu crescimento. Além de tudo, todas as atividades disponibilizadas aqui fazem muito bem para ela”, disse Maria Isaura Trianuzi, que levou Laura, de cinco anos, ao Campus Aberto.
Aos adultos, os alunos do curso de Medicina disponibilizaram tendas ligadas à saúde, com medição de pressão e averiguação da glicose. Caso alguém apresentasse algum problema, era aconselhado a procurar um médico no pronto atendimento mais próximo. Já os alunos do curso de Nutrição ofereceram orientações sobre alimentação saudável.
AOPA — Presentes desde a primeira edição do Campus Aberto, a Associação Ouro-Pretana de Animais disponibilizou para adoção dois animais remanescentes do grupo de pesquisa do Centro de Ciência Animal (CCA) da UFOP.
Promoveram também uma campanha de adoção responsável, alertando a comunidade sobre a responsabilidade necessária ao adotar um animal, e arrecadaram dinheiro por meio da venda de brigadeiros e rifas para custear a castração de animais atendidos pela Associação, comprar vacinas e contribuir para o tratamento de um cachorro adoentado.
Segundo a voluntária da Associação, Letícia D’angelo, os participantes poderiam contribuir com a saúde do animal que preferissem. “Não escolhemos veterinário ou farmácia para compra das vacinas. A pessoa pode doar uma castração ou vacina onde quiser que nós buscamos para aplicar nos animais”, explica.
SHOW — Música não faltou para todos os participantes do evento. A dupla Edson e Dora se apresentou no Campus Aberto com um repertório eclético, que incluía MPB, rock, pop rock e samba.
Ao final, a organização promoveu um concurso de forró, que premiou o casal mais animado da ocasião com um jantar no restaurante Casa do Ouvidor.