Ir para o conteúdo

Ação social da Escola de Farmácia atende comunidade de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Chico Daher

Vacinação e medição de pressão arterial e glicemia foram alguns dos serviços oferecidos à comunidade de Ouro Preto no último sábado (6). A ação social foi organizada pela Escola de Farmácia da UFOP, com o apoio de diferentes entidades e prestadores de serviços da área da saúde. 

"Essa ação social é necessária pois traz a comunidade para junto da Universidade, da Escola de Farmácia e do próprio farmacêutico, informando sobre a importância da assistência profissional para a população", ressalta a diretora da Escola de Farmácia da UFOP, Maria Elisabete Barros.

Alunos, ex-alunos e professores do curso de Farmácia integraram os estandes do evento, que começou às 8h e se estendeu até as 13h. Adriana Sampaio, formada em 2017 no curso, relata que as dúvidas sobre como tomar os medicamentos e sobre o encaminhamento médico foram suas maiores demandas durante a ação.

Pedro Nolasco, de 92 anos, 50 deles como morador de Ouro Preto, contou que soube do evento no momento em que passou pelo local e aproveitou para receber atendimento e medir a glicemia. Já Tulio César, de 28 anos, há um mês na UFOP fazendo mestrado, também passou pelo atendimento farmacêutico e reconheceu a importância da iniciativa: "Esse tipo de movimento tem que ser mais frequente. Muita gente na comunidade pode ter problemas como hipertensão, diabetes e nem saber. Ações como essa são necessárias para esclarecimentos, prevenção e tratamentos, que precisam ser feitos da maneira certa e acompanhados por profissionais."

"Nosso objetivo é devolver para a comunidade aquilo que a gente é enquanto profissional graças ao que essa comunidade, ao que a Escola de Farmácia e a Universidade nos permitiu ser. A ideia é retornar à população ouro-pretana tudo aquilo que ela fez por nós enquanto alunos", explicou a professora de graduação e pós-graduação em Farmácia da UFOP, Cláudia Martins Carneiro, uma das organizadoras da ação e atual presidente da Associação de ex-alunos da Escola de Farmácia.

180 ANOS - A Escola de Farmácia comemorou 180 anos de fundação no dia 4 de abril deste ano. Uma programação foi organizada a fim de celebrar a data, homenagear e aproximar alunos, ex-alunos, professores e comunidade.

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, que participou dos comemorativos, avalia a importância do evento: "Entendo esse momento também como oportunidade de colocar em movimento esse trabalho com a sociedade, e que também deve ser feito junto ao Governo Federal para que ele volte os olhos para esse profissional e pense a inserção do farmacêutico dentro da atenção básica de saúde do SUS."

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais