Criado por Fernanda Walmer em sex, 12/04/2019 - 14:00 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
Vacinação e medição de pressão arterial e glicemia foram alguns dos serviços oferecidos à comunidade de Ouro Preto no último sábado (6). A ação social foi organizada pela Escola de Farmácia da UFOP, com o apoio de diferentes entidades e prestadores de serviços da área da saúde.
"Essa ação social é necessária pois traz a comunidade para junto da Universidade, da Escola de Farmácia e do próprio farmacêutico, informando sobre a importância da assistência profissional para a população", ressalta a diretora da Escola de Farmácia da UFOP, Maria Elisabete Barros.
Alunos, ex-alunos e professores do curso de Farmácia integraram os estandes do evento, que começou às 8h e se estendeu até as 13h. Adriana Sampaio, formada em 2017 no curso, relata que as dúvidas sobre como tomar os medicamentos e sobre o encaminhamento médico foram suas maiores demandas durante a ação.
Pedro Nolasco, de 92 anos, 50 deles como morador de Ouro Preto, contou que soube do evento no momento em que passou pelo local e aproveitou para receber atendimento e medir a glicemia. Já Tulio César, de 28 anos, há um mês na UFOP fazendo mestrado, também passou pelo atendimento farmacêutico e reconheceu a importância da iniciativa: "Esse tipo de movimento tem que ser mais frequente. Muita gente na comunidade pode ter problemas como hipertensão, diabetes e nem saber. Ações como essa são necessárias para esclarecimentos, prevenção e tratamentos, que precisam ser feitos da maneira certa e acompanhados por profissionais."
"Nosso objetivo é devolver para a comunidade aquilo que a gente é enquanto profissional graças ao que essa comunidade, ao que a Escola de Farmácia e a Universidade nos permitiu ser. A ideia é retornar à população ouro-pretana tudo aquilo que ela fez por nós enquanto alunos", explicou a professora de graduação e pós-graduação em Farmácia da UFOP, Cláudia Martins Carneiro, uma das organizadoras da ação e atual presidente da Associação de ex-alunos da Escola de Farmácia.
180 ANOS - A Escola de Farmácia comemorou 180 anos de fundação no dia 4 de abril deste ano. Uma programação foi organizada a fim de celebrar a data, homenagear e aproximar alunos, ex-alunos, professores e comunidade.
O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, que participou dos comemorativos, avalia a importância do evento: "Entendo esse momento também como oportunidade de colocar em movimento esse trabalho com a sociedade, e que também deve ser feito junto ao Governo Federal para que ele volte os olhos para esse profissional e pense a inserção do farmacêutico dentro da atenção básica de saúde do SUS."