skip to content

Aluna da UFOP lança podcast sobre a história de Mariana para crianças

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Irislaine Ventura
A série "Contos de Mariana" aborda os acontecimentos históricos da cidade de Mariana, Minas Gerais. O projeto é resultado do trabalho de conclusão de curso feito pela estudante de Jornalismo da UFOP Irislaine Ventura e orientado pela servidora técnico-administrativa Luana Viana.
 
De forma leve e educativa, os oito episódios do podcast contam sobre a cidade mineira, que representa também a história de Minas Gerais e do Brasil. A ideia para o projeto surgiu devido a uma inquietação de Irislaine com a escassez de produtos radiofônicos voltados para o público infantil. A produção, feita de modo independente, tem o objetivo de levar esse conhecimento, de forma educativa, para crianças com idade entre oito e doze anos, além de proporcionar entretenimento.
 
"O podcast aborda desde o surgimento da cidade até a sua divisão administrativa por meio da contação de histórias, com linguagem e tom apropriados ao público infantil. O tema foi escolhido como uma forma de aproximar a criança da cultura e da história de um lugar importante", explica Irislaine.
 
Cada episódio traz um tema relacionado à cidade e todos são narrados pela rainha Maria Ana D'Áustria. O primeiro conta como a cidade surgiu e como recebeu o nome Mariana. O segundo fala sobre a religiosidade, apresenta as principais igrejas e cita padres e bispos que passaram por Mariana. O tema do terceiro episódio é educação. O episódio quatro fala sobre poetas e poesia. O quinto, traz detalhes sobre o Museu da Música, além de contar um pouco sobre as bandas de rua e os festivais. O sexto conta sobre o futebol e a rivalidade entre os principais times da cidade. Já no episódio sete, a rainha fala sobre as características da arquitetura colonial, enquanto o oitavo traz a divisão administrativa da cidade e explica um pouco sobre cada um dos dez distritos.
 
A orientadora do projeto e pesquisadora de rádio e mídia sonora, Luana Viana, fala sobre a importância de produtos sonoros voltados para o público infantil e como esse tipo de mídia estimula a imaginação da criança. "Além de transmitir informações, o podcast ajuda na capacidade imaginativa das crianças por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo".
 
HISTÓRIA - Mariana é considerada a primeira vila e primeira capital de Minas Gerais e tem sua história marcada pelo ciclo do ouro, pela religiosidade, pela arquitetura colonial barroca e outros aspectos. Até hoje a cidade guarda riquezas que remetem moradores e turistas ao tempo do Brasil Colônia. A região, antes conhecida como arraial de Nossa Senhora do Carmo, por estar localizada às margens do pequeno Ribeirão do Carmo, foi elevada a cidade em 1745 e recebeu o nome de Mariana, uma homenagem feita pelo rei lusitano D. João V a sua esposa, rainha Maria Ana D’Áustria. Por esse motivo, o podcast recebe o nome de "Contos de Mariana", remetendo ao nome da cidade e ao mesmo tempo ao nome da rainha.
 
Em 1979, a UFOP passou a fazer parte dessa história, com a fundação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), onde são ofertados os cursos de História, Letras e Pedagogia. Em 2008, a cidade ganhou outro campus da Universidade, com a criação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal. Na unidade, estudantes podem cursar Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social.
 
Desde a última segunda (10), cada episódio está sendo disponibilizado diariamente no Spotify.

Veja também

23 Setembro 2020

Os novos episódios levam ao ouvinte, em uma linguagem acessível, informações sobre o impacto causado pela Covid-19 na economia do...

Leia mais

22 Setembro 2020

A RM Produção & Arte, em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais do curso de Dança da...

Leia mais

21 Setembro 2020

A Rede é uma articulação entre museus, unidades e setores responsáveis pela gestão de acervos pertencentes à UFOP. O objetivo...

Leia mais

14 Setembro 2020

A convidada desta vez é Silvia Cangussú, professora Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) da UFOP, que compartilha sua experiência de...

Leia mais