O aluno Lucas Izidório Lacerda, do curso de Artes Cênicas da UFOP, foi selecionado para participar do 1° Orgulhe-se, evento organizado pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes (Secult) da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Com o objetivo de celebrar a diversidade e o apoiar a comunidade LGBTQIAPN+, a iniciativa faz referência ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado anualmente em 28 de junho.
No evento vão ser apresentadas performances musicais e teatrais, além de palestras e rodas de conversa, buscando fomentar a produção cultural e o debate de temas como saúde, representatividade, acolhimento e direitos da população LGBTQIAPN+.
A apresentação do aluno consiste em uma cena intitulada "Idas e Idas do Amor", produzida ao longo de sua graduação. O espetáculo retrata os delírios musicais de um senhor de idade que vive recluso. Através de um passeio por diversos gêneros musicais, a cena fala da busca constante por afeto, da necessidade humana de criar conexões e da descoberta de uma sexualidade não heteronormativa na terceira idade.
O estudante ressaltou a importância da participação no evento e do retorno dele à cidade de Viçosa: "Estou muito feliz em participar do 1º Orgulhe-se. Viçosa foi minha casa por cinco anos, durante minha graduação em Direito na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e foi onde eu me entendi e me assumi LGBTQIAPN+. Participar desse momento histórico para o comunidade LGBTQIAPN+ da cidade é uma honra".
A primeira edição do Orgulhe-se acontece neste sábado (25), na Estação Cultural Hervê Cordovil, a partir das 14h30. A entrada é gratuita.