skip to content

Aluno da UFOP produz podcast sobre acessibilidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O podcast faz parte do programa ProvocAção e discute a importância da acessibilidade para viver na cidade de Ouro Preto e foi produzido como trabalho de conclusão de curso.
 
Segundo o aluno de jornalismo Domingos Gonzaga, que produziu o podcast, o objetivo do produto foi apresentar aos ouvintes interessados no assunto algumas das dificuldades enfrentadas por quem possui mobilidade reduzida.
 
Domingos relata que a escolha do áudio possibilita alcançar diversos públicos, retratando a pessoa com deficiência. “A escolha da mídia sonora favorece a veiculação e divulgação da pesquisa, dando alcance a diversos públicos por meio das plataformas digitais, tornando-se acessível e aproximando a vivência do cotidiano das pessoas com necessidade de acessibilidade. O trabalho aproxima ouvinte e fonte, possibilitando retratar a pessoa com deficiência, que na maioria das vezes é observada como alguém com dificuldades”, destaca.
 
A professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR), Adriana Bravin, orientou a produção do podcast e comenta a importância do produto para a discussão do tema. "A importância do podcast é revelar por meio dos depoimentos, das histórias que as pessoas nos contam, como é vivenciar a baixa mobilidade, o que nos mostrou como a cidade não enxerga as pessoas com deficiência".
 
Além da orientação de Adriana, a produção do podcast foi co-orientada pelo também professor do Departamento de Jornalismo (DEJOR), Felipe Viero.
 
Ouça o podcast: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

19 Janeiro 2016

Com uma exposição curricular que mostrará um recorte de todo o aprendizado adquirido ao longo do curso de Museologia da...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O professor da UFOP Everton Rocha Soares e a mãe Marlete Rocha Soares emergem nas histórias vividas por sua família...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O grupo Mulheres em Chama, formado por estudantes de Artes Cênicas da Ufop, está realizando ensaios abertos como preparação para...

Leia mais

1 Fevereiro 2016

O Projeto Sou Mais Juventude solicita aos docentes da Universidade, que enviem pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre o vazamento de...

Leia mais