Criado por Adrielle Ferreira em sex, 15/12/2023 - 13:39 | Editado por Lígia Souza há 1 ano.
Alunos da disciplina Cultivo de Plantas, do curso de Ciências Biológicas da UFOP, apresentaram na manhã desta sexta-feira (15), no hall do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), uma exposição das práticas desenvolvidas durante o semestre. Foram abordados tópicos como o plantio de flores comestíveis; compostagem; confecção de vasos; kitchen gardens (plantas de cozinha); uso de plantas nativas para recuperação de áreas degradadas; kokedamas e hortas verticais.
A disciplina foi criada pelas professoras do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio), Lívia Echternacht e Maria Cristina Teixeira Braga Messias. A iniciativa aconteceu na pandemia, ao notar que o cultivo de plantas estava ganhando espaço no cotidiano das pessoas.
img_0571.jpg
Presencialmente as aulas acontecem no horto botânico localizado no Iceb. Na aulas, os estudantes já viram técnicas de cultivos, como fazer mudas, princípios de adubação, trabalhar com solos, manejar pragas, compostagem, entre outras técnicas. A exposição é uma das partes de caráter extensionista da disciplina.
A professora Lívia ressalta que proporcionar essas práticas para os alunos durante e depois da pandemia foi um passo grande para reconhecer a importância da área de Ciências Biológicas. "Pensamos em levar para escolas e cidades também, como um momento de repassar técnicas básicas de cultivo que as pessoas muitas vezes desconhecem", comenta.
Ana Cristina Cirilo, bacharel em Biologia e monitora da disciplina, completa: "Quanto mais as pessoas aprenderem, vão perceber que cultivar não é só alimentar, é um modo de vida e antidepressivo, se tornando uma forma de uma terapia".