Ir para o conteúdo

Atléticas da UFOP destacam-se em competições de eSports

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
As equipes de eSports das atléticas da UFOP fecharam o ano de 2020 com bons resultados nas competições de que participaram. As equipes Madness e Malleos, das atléticas Loucomotiva (João Monlevade) e Martelada (Ouro Preto), respectivamente, conquistaram o pódio em grande parte das modalidades em que competiram, mostrando o potencial da UFOP na conquista desse espaço. 
 
De acordo com o site da Confederação Brasileira de eSports, esportes eletrônicos ou eSports (o termo mais usado atualmente no mundo) são uma nova modalidade que vem dominando o mercado de games e atraindo jovens do mundo todo. Nessa modalidade, os jogadores competem em uma grande variedade de jogos eletrônicos, que podem ser jogados tanto individualmente quanto em equipes.
 
Dentre os jogos que compõem a modalidade, destacam-se League of Legends (LOL); Counter Strike Global Offensive (CS: Go); FIFA; Clash Royale; Valorant; Dota 2 e Free Fire.
 
CONQUISTAS E DESAFIOS - Na UFOP, apesar de serem apenas duas as atléticas que participam de torneios de eSports, ambas têm conquistado excelentes resultados. Em setembro do ano passado, em um torneio organizado pela Liga das Engenharias de Minas Gerais (LEEMG), a Universidade ocupou duas posições no pódio com a Malleos (2° lugar) e a Loucomotiva (3° lugar). Em dezembro, a UFOP participou dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), no qual os participantes conquistaram o primeiro lugar em FIFA de PC e Xbox, além da segunda colocação na competição de FIFA de PS4.
 
A importância da modalidade ganhou um novo significado em 2020 por causa da pandemia. De acordo com Pedro Loures, estudante de Engenharia da Computação e presidente da Associação Atlética Acadêmica Loucomotiva, muitos estudantes encontraram nos eSports uma forma de se manterem ativos durante o período de isolamento social. "Sempre valorizamos muito os eSports e agora, na pandemia, se tornou nosso principal projeto, pois, com a inviabilidade de realizar outros eventos, encontramos nos campeonatos uma forma de nos mantermos ativos perante os alunos e a Instituição", afirma. 
 
Os integrantes das duas atléticas também se mostraram confiantes para este novo ano que se inicia. "Estamos buscando participar cada vez mais de campeonatos e atualmente estamos disputando a UEB (Liga Universitária de eSports do Brasil, na sigla em inglês) na modalidade CS GO, onde fomos campeões do Sudeste e iremos competir no nacional", conta Pedro.
 
O vice-presidente da Atlética Martelada, Carlos Júnior, enfatiza que coordenar as equipes e realizar os treinos e preparativos para os campeonatos foi o maior desafio. "Montamos os times em um mês e treinamos por três semanas. É muito pouco tempo pra conseguir sinergia, tanto entre o time quanto com o treinador. Mas, felizmente, nossa equipe foi forte e obtivemos ótimos resultados".
 
Carlos Júnior ressalta a importância do planejamento para os novos desafios que virão: "Não entramos nos eSports só pra participar. Entramos pra bater de frente com quem tem dois ou três anos na área e, consequentemente, sermos, daqui 2, 3 anos, equipes reconhecidas no cenário universitário". Segundo ele, para 2021 será feito todo um planejamento acompanhando o calendário acadêmico. "Assim como fazemos em competições presenciais, nosso trabalho é planejado com o calendário. Após sabermos as datas de nossas competições, será montada toda a estrutura de treinamento das equipes para que possamos competir no nosso melhor nível possível e superar os resultados de 2020, que já foram ótimos."

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais