Em homenagem ao 74º aniversário do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, comemorado em 19 de junho, docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação se reuniram em evento cultural para discutir as vertentes lírica e política na poética buarquiana.
O encontro, intitulado "Café Cultural com Chico Buarque" aconteceu na manhã de domingo (24), no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), com organização e mediação realizadas pela professora do Departamento de Educação (Deedu), Zara Tripodi.
Divididas entre os eixos feminino, política, poesia e crítica social, as análises sobre a obra do artista foram baseadas nas publicações de Adélia Bezerra de Meneses e da professora Zara. Canções como "Construção", "Apesar de você", "Folhetim" e "Com açúcar, com afeto" foram algumas das escolhidas, cantadas em coro pelo público e pelos alunos Egídio Oliveira e Patrick Duprat, do curso de Música, que apresentaram ao vivo as composições de Chico Buarque.
Segundo Zara, a ideia para o "Café com Chico" surgiu de discussão realizada na aula de Política Educacional com alunos do curso de Pedagogia. O projeto se insere na dimensão de atividades culturais vinculadas ao programa de extensão "UFOP com a Escola". Para a professora, a realização do evento foi positiva. "O maior saldo desse encontro foi ver uma universidade funcionar no domingo, congregando pessoas de lugares e de conhecimentos diferentes. Além de ouvir boa música e de analisar o texto, é positivo ver pessoas que estão dispostas a conversar e, de alguma maneira, fazer disso uma cultura institucional, no aspecto cultural", pontua.