skip to content

Centro de Mediação e Cidadania oferece ajuda na resolução de conflitos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Centro de Mediação e Cidadania (CMC) da UFOP busca ajudar pessoas que tenham algum conflito, mediando a situação. De acordo com Roberto Henrique Porto Nogueira, professor do curso de Direito e orientador do projeto, "o CMC busca promover formas adequadas de solução de conflito em uma perspectiva não contenciosa e focada na mediação, sempre mantendo a autonomia das partes".
 
Financiado pelo Ministério da Justiça, o projeto foi implantado em 2007 pela professora Maria Tereza Fonseca Dias, do Departamento de Direito da UFOP. Em 2017, o CMC foi vinculado ao programa de extensão Direito e Sociedade, junto com outros projetos: o Centro Comunitário de Acesso à Justiça e Mediação, o Centro de Formação sobre Regimes de Bens para Casamento, Informação para Cidadania e Formas Adequadas de Solução de Conflitos e o Núcleo de Consultoria e Formação em Mediação de Conflitos de Moradia e Locação.
 
O CMC e os demais projetos do programa Direito e Sociedade atendem os cidadãos de Ouro Preto através do Núcleo de Assistência Jurídica e Laboratório Jurídico (Najop), localizado no centro da cidade. O atendimento aos estudantes da Universidade acontece com mediação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) ou da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
 
O agendamento de consultas pode ser feito pelo e-mail cmcpraceufop@gmail.com, pelo Instagram ou por intermédio da Prace ou da Proex.
 
NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS - O projeto teve que se reinventar durante a pandemia, atuando nas redes sociais e fazendo reuniões por videoconferência. A divulgação também foi afetada, mas os membros do projeto conseguiram se adaptar ao meio digital. Alguns membros da equipe dizem estar com expectativas altas para o ano de 2021.  "Para este ano, a ideia é que a gente possa fomentar a capacitação em termos de habilidades finas, que servem para promover o aumento da autonomia das partes para resolverem suas próprias questões", afirma Flávia Coelho, participante do projeto. 

Veja também

12 Maio 2021

Farrel Kautely, graduando em Letras na UFOP, lança o livro "O fantasma da Biblioteca Raveliana", editado pela Caravana Grupo Editorial...

Leia mais

11 Maio 2021

Com o objetivo de oferecer oficinas de criação e experimentação audiovisual a estudantes de Mariana e Ouro Preto, o projeto...

Leia mais

7 Maio 2021

O curso de extensão "O Corpo Brincante e o uso dos jogos de tabuleiro e do e-portfólio no processo avaliativo"...

Leia mais

6 Maio 2021

O curso "Empreenda como uma mulher" tem como objetivo auxiliar as empreendedoras em temas como: gestão financeira, marketing digital, redes...

Leia mais