Ir para o conteúdo

Cine Vila Rica exibe clássicos do cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Cine Vila Rica, em parceria com o Cine Clube, apresenta a mostra "Clássicos do Cinema". Serão exibidos cinco filmes premiados do último século.
 
O Cine Vila Rica está localizado no anexo do Museu da Inconfidência. Todas as sessões serão realizadas às 19h. A entrada é gratuita.
 
15/05
Nasce uma estrela (1954)
 
Sinopse: Esta é a segunda adaptação de uma série de quatro filmes, sendo a mais recente produção protagonizada pela cantora Lady Gaga. O clássico de George Cukor conta a história de uma aspirante a atriz, Esther Blodgett, que deseja se tornar uma estrela. O sonho do estrelato de Esther se torna mais próximo da realidade quando ela conhece o astro Norman Maine. Os dois de apaixonam, se casam e, quando a ascensão da atriz se torna realidade, seu marido se encontra cada vez mais em decadência e afundado no álcool, o que afeta sua carreira.
 
16/05
Um homem com uma câmera (1929)
 
Sinopse: A produção de Dziga Vertov é um nó entre os gêneros documentário e filme. O cienasta percebeu que o cinema da época se moldava a partir de artes mais consolidadas, como o teatro e a literatura, em uma forma de teatro gravado. "Um homem com uma câmera" experimenta uma nova linguagem audiovisual. Sem roteiro, sem atores e atrizes profissionais e sem falas. A obra cinematográfica usa de elementos técnicos sofisticados para documentar a União Soviética. Nela, as cidades de Kiev, Moscou e Odessa são percorridas e delas são produzidas imagens poderosas acompanhadas de uma trilha sonora tão impactante quanto o que é lançado na tela.
 
17/05
Casablanca (1942)
 
Sinopse: Vencendo de três Oscar e lançado durante a Segunda Guerra Mundial, "Casablanca" teve sua estreia antecipada para aproveitar a invasão do norte da África como publicidade e teve seu roteiro praticamente finalizado durante as gravações. O longa-metragem se passa na cidade de Casablanca, no Marrocos, onde Rick Blaine é dono de um estabelecimento situado em uma rota de fuga. O estabelecimento de Rick é frequentado tanto por nazistas, criminosos, quanto por refugiados. Um dia, Ilsa Lund, um caso amoroso não resolvido de Rick, aparece em seu bar e o amor entre eles é revivido. Entretanto, Ilsa está acompanhada de seu marido e Rick precisa decidir se deve ajudá-la ou não.
 
 
18/05
Cantando na Chuva (1952)
 
Sinopse: Com uma das cenas mais famosas do cinema, do homem dançando no poste com um guarda-chuvas, "Cantando na Chuva" é um clássico. O filme conta a história de Don Lockwood e Lina Lamont, dois astros célebres do cinema mudo em Hollywood. Com a transição do cinema mudo para o sonoro, eles decidem produzir um filme sonoro, mas para isso precisam entender e superar as dificuldades que um cinema desse tipo propõe.
 
 
19/05
Festim Diabólico (1948)
 
Sinopse: Adaptação de uma peça teatral inglesa, "Festim Diabólico" é dirigido por Alfred Hitchcook. O enredo trata da relação de Brandon e Philip, que moram juntos e decidem matar David Kentley apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles e colocar a comida em cima de um baú onde está escondido o corpo da vítima.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais