Ir para o conteúdo

Cine Vila Rica exibe a Mostra Alteridades - O retrato no cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Cine Vila Rica exibe na próxima semana a Mostra Alteridades – o retrato no cinema. A mostra vem com uma proposta inusitada: deslocar o marco inicial do cinema dos clássicos irmãos Lumiére para o experimento Je Vous Aime, que nada mais é do que a imagem de um rosto dizendo as mesmas palavras que dão título ao filme. A exibição acontece entre os dias 22 e 25 de maio. Todas as sessões serão realizadas às 19h.
 
A mostra tem curadoria de Pedro Carvalho Moreira e é organizada por Lucas de Assis Sena Santos.
 
Confira a programação:
 
22/05
Je Vous Aime - Georges Demeny (1891)
Sinopse: Je Vous Aime (Eu Te Amo) é um curta-metragem mudo francês. Apresenta um close-up médio de um homem (no caso, o próprio diretor) dizendo "Je vous aime". Foi filmado no Bois de Boulogne, Paris.
 
Calça de Veludo - Ana Moravi e Dellani Lima (2010)
Sinopse: Falso-documentário sobre uma personagem mítica da região boêmia de Belo Horizonte, conhecida como Calça de Veludo. 
 
Aquela Cara - Dellani Lima (2013)
Sinopse: Dellani, não muito longe de um autorretrato, encontra em Aquele Cara a melhor pessoa para dizer aquilo que ele jamais saberia ou poderia dizer sobre si mesmo. 
 
Portrait of Ga - Margaret Tait (1952)
Sinopse: Um curta-metragem de Margaret Tait capturando a vida cotidiana de sua mãe, Ga.
 
Poeta do Castelo - Joaquim Pedro de Andrade (1959)
Sinopse: Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio, a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro.
 
Nelson Cavaquinho - Leon Hizman (1969)
Sinopse: Documentário de curta-metragem sobre o sambista Nelson Cavaquinho que, então com 59 anos de idade, apresenta suas impressões sobre a música e a vida em uma entrevista com imagens belissimamente impressionantes.
 
Alma no Olho - Zózimo Bulbul (1974)
Sinopse: Traduz em imagens o que a crítica literária estadunidense Bell Hooks fala sobre o olhar opositivo, aquele que confronta e muda a realidade. O olhar, aquele que se vê, se sente e se expressa. O olhar, aquele que faz refletir, questionar e repensar. 
 
23/05 
 
Nanook, o Esquimó - Robert Flaherty (1922)
Sinopse: O antropólogo Robert Flaherty, com sua câmera rudimentar, decide filmar a vida e os costumes dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá.
 
24/05
 
A alma do Osso - Cao Guimarães (2004)
Sinopse: Aos 72 anos de idade, Dominguinhos da Pedra vive há quatro décadas isolado numa caverna do interior de Minas Gerais, com estranhos hábitos e um curioso cotidiano de eremita.
 
25/05
 
Nanook o Esquimó - Robert J. Flaherty (1992)
Sinopse: é um documentário de 1922 dirigido por Robert J. Flaherty, que retrata a vida do povo Inuit, nativo da região ártica do Canadá. O filme acompanha a história de Nanook, um caçador Inuit, e sua família, mostrando seus desafios para sobreviver em um ambiente hostil. O documentário destaca a cultura, as tradições e as habilidades de sobrevivência dos Inuit, enquanto oferece uma reflexão sobre a diversidade humana e a relação entre o homem e a natureza.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais