Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede é inaugurado no Cine Vila Rica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Cine Vila Rica fez a primeira exibição, na noite de terça (12), do projeto Cinemas em Rede. Após a cerimônia de lançamento, foi apresentado o longa-metragem “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa. A sessão é fruto do projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). 

A ocasião contou com a presença do coordenador de Comunicação Institucional e professor de Audiovisual, Adriano Medeiros, que explicou que estar em rede com mais 12 universidades quer dizer não só pensar como identificar filmes conceitualmente, mas ver, debater, dialogar, refletir a esse respeito e propor outras ideias, inovações e receber conteúdo. “Essa troca pra gente é fundamental”, confessa.

O coordenador ainda lembra que, dentro desse mecanismo de rede, outra grande importância é o processo de difusão que é possível fazer das produções audiovisuais advindas do espaço universitário e de mecanismos de vanguarda e de experimentação. “É o momento de se pensar também como está esse nosso espaço. O cinema precisa da nossa atenção e da nossa sensibilidade para que nós possamos, juntos, pensar num projeto de revitalização estrutural e profundo, que venha discutir, não somente o cinema em rede, mas cinema como um todo e o que é esse equipamento cultural para nossa cidade e região”, aponta.

Além da presença de pró-reitores e funcionários da Universidade, também esteve presente a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, que enfatizou a importância do Cinemas em Rede para a UFOP. “É um momento muito oportuno para ter acesso a diversos filmes - que muitas vezes estão fora de circuito - assim como postar e socializar a produção que é feita aqui na Universidade”, analisa. A vice-reitora ainda acrescenta que são ocasiões como essas que levam o nome da Universidade para além do seu entorno e, assim, conseguir socializar e compartilhar filmes que são produzidos em outros lugares.

Muitos alunos da Universidade estiveram presentes, principalmente do curso de jornalismo. Para eles, o filme trouxe a indagação se foi produzido com atores e cenas ensaiadas ou se roteiro foi pensado de forma mais livre, sem muita interferência do diretor. A obra abriu espaço para discussões e reflexões e trouxe à luz um tipo de filme, que muitas vezes, é deixado de lado.


O PROJETO - A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. 

De acordo com a assessoria da RNP, uma pesquisa realizada em 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP. Para o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, “a interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas à infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”. 

Ainda conforme a assessoria, a RNP e o Ministério da Cultura firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no Cinemas em Rede, a partir deste ano. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre para ampliar o número de instituições participantes. Segundo o Secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, “o Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional”.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais