Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede exibe longa e encanta telespectadores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Chico Daher
"Viajo porque preciso, volto porque te amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, foi o longa exibido este mês no Cinemas em Rede, uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cidadania do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. De forma simultânea, a exibição conecta cinemas universitários através da rede acadêmica. Após a exibição, os telespectadores conversam com um representante do filme. Nesta edição, com a temática "Mulheres que fazem cinema no Brasil", a convidada foi Heloísa Passos, diretora de fotografia do longa. A exibição aconteceu na noite da última quinta (25). 

O FILME - José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa: terá que atravessar todo o sertão nordestino para avaliar o possível percurso de um canal que irá desviar as águas do único rio da região. À medida que a viagem acontece, as características dos lugares por onde passa e das pessoas que encontra despertam sentimentos dos quais ele tentava fugir.
 
 

cinemas_em_rede.jpg

Chico Daher
Estudante de Artes Cênicas Lorena Balbino
IMPRESSÕES - Antes do início do debate, algumas pessoas, encantadas com a história, já se manifestavam: "Esse filme lembra muito a minha vida! Sou de São Paulo e só volto pra lá pelos meus pais. Porque amo eles"; "Algumas partes desse filme me lembraram trabalhos do Eduardo Coutinho...". 

Nathalie Fontora, artesã e estudante, telespectadora frequente das exibições do Cine Vila Rica, conta que não conhecia o projeto mas ficou muito animada ao saber que teria contato com a diretora de fotografia da obra: "Achei muito interessante essa conexão com outras salas de cinema e principalmente com a diretora. Já quis fazer publicidade e outras coisas da área cinematográfica, foi ótimo ter a chance de tirar dúvidas e falar com alguém experiente. A iniciativa é maravilhosa, democratiza o cinema".

Lorena Balbino, estudante de Artes Cênicas da UFOP, caracterizou a iniciativa do projeto como "não comercial" e, atenta aos detalhes, destacou o que chamou mais atenção na produção: "Eu gostei muito das cores, me remeteu à época dos anos 2000... aquele cabaré, aquelas festas religiosas... tudo ficou muito legítimo e profundo".

BATE PAPO - Na conversa ao vivo com a diretora de fotografia, Heloísa Passos, participantes presentes nas salas de cinema da UFBA, Ufscar, Aruanda, Uff e UFOP perguntaram sobre características técnicas e estéticas da produção e sobre questões relacionadas à temática da mulher no cinema. 

O Cinemas em Rede tem como prioridade a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição. 

A UFOP convida toda a comunidade a participar das próximas exibições a fim de experimentar, discutir e compartilhar a arte e a cultura cinematográfica. As exibições acontecem uma vez por mês no anexo do Museu da Inconfidência, de forma gratuita. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais