Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede exibe longa e encanta telespectadores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Chico Daher
"Viajo porque preciso, volto porque te amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, foi o longa exibido este mês no Cinemas em Rede, uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cidadania do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. De forma simultânea, a exibição conecta cinemas universitários através da rede acadêmica. Após a exibição, os telespectadores conversam com um representante do filme. Nesta edição, com a temática "Mulheres que fazem cinema no Brasil", a convidada foi Heloísa Passos, diretora de fotografia do longa. A exibição aconteceu na noite da última quinta (25). 

O FILME - José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa: terá que atravessar todo o sertão nordestino para avaliar o possível percurso de um canal que irá desviar as águas do único rio da região. À medida que a viagem acontece, as características dos lugares por onde passa e das pessoas que encontra despertam sentimentos dos quais ele tentava fugir.
 
 

cinemas_em_rede.jpg

Chico Daher
Estudante de Artes Cênicas Lorena Balbino
IMPRESSÕES - Antes do início do debate, algumas pessoas, encantadas com a história, já se manifestavam: "Esse filme lembra muito a minha vida! Sou de São Paulo e só volto pra lá pelos meus pais. Porque amo eles"; "Algumas partes desse filme me lembraram trabalhos do Eduardo Coutinho...". 

Nathalie Fontora, artesã e estudante, telespectadora frequente das exibições do Cine Vila Rica, conta que não conhecia o projeto mas ficou muito animada ao saber que teria contato com a diretora de fotografia da obra: "Achei muito interessante essa conexão com outras salas de cinema e principalmente com a diretora. Já quis fazer publicidade e outras coisas da área cinematográfica, foi ótimo ter a chance de tirar dúvidas e falar com alguém experiente. A iniciativa é maravilhosa, democratiza o cinema".

Lorena Balbino, estudante de Artes Cênicas da UFOP, caracterizou a iniciativa do projeto como "não comercial" e, atenta aos detalhes, destacou o que chamou mais atenção na produção: "Eu gostei muito das cores, me remeteu à época dos anos 2000... aquele cabaré, aquelas festas religiosas... tudo ficou muito legítimo e profundo".

BATE PAPO - Na conversa ao vivo com a diretora de fotografia, Heloísa Passos, participantes presentes nas salas de cinema da UFBA, Ufscar, Aruanda, Uff e UFOP perguntaram sobre características técnicas e estéticas da produção e sobre questões relacionadas à temática da mulher no cinema. 

O Cinemas em Rede tem como prioridade a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição. 

A UFOP convida toda a comunidade a participar das próximas exibições a fim de experimentar, discutir e compartilhar a arte e a cultura cinematográfica. As exibições acontecem uma vez por mês no anexo do Museu da Inconfidência, de forma gratuita. 

Veja também

25 Julho 2024

Organizada desde 2017 pelo Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias), a Semana Afrofeminista acontece anualmente e tem como objetivo ser um...

Leia mais

25 Julho 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com um evento...

Leia mais

24 Julho 2024

O evento vai debater a temática da gastronomia e suas interfaces culturais, seus desafios e tendências na contemporaneidade, Placemaking e...

Leia mais

23 Julho 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura publica o resultado final do edital para a concessão de bolsas para as ações...

Leia mais