O Coletivo Mídia, Identidade, Cultura e Arte (MICA) atua em duas vertentes de trabalho: "comunicação e juventude" e "comunicação nos movimentos sociais". Nos projetos, realiza oficinas que abordam a educação para mídia, com foco na criação de produtos feitos pelos participantes. A atuação acontece em parceria com escolas, unidades de acolhimento e associações de moradores.
A diretora do coletivo, Thamira Bastos, comenta que "estas ações que priorizam o desenvolvimento de crianças e adolescentes são fundamentais para o acompanhamento da formação na escola e para dar uma série de oportunidades, acesso à informação e ferramentas de comunicação para que os participantes façam algo que de fato os represente".
O MICA surgiu em 2015, a partir de projetos de extensão ligados ao curso de Jornalismo da UFOP. O coletivo tem como objetivo contribuir para a emancipação humana por meio de ações ligadas à arte, à cultura e à comunicação social; o estímulo a valores identitários e culturais, incluindo patrimônio histórico, artístico, material e imaterial; a consolidação da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.
Thamira ressalta a importância da UFOP para o MICA. "A Universidade permitiu nossa relação com as cidades de Ouro Preto e Mariana", conta, relatando que foi a partir da experiência de um projeto de extensão que nasceu o coletivo. Atualmente o MICA tem o reconhecimento de projetos de incentivos, como o Itaú-Unicef, e já recebeu prêmio em audiovisual.
ESPAÇO MICA PARA JOVENS - Atende crianças afastadas do núcleo familiar por terem sofrido violações de direitos, como violência física, psicológica e sexual. O trabalho se baseia na arrecadação de um percentual via Imposto de Renda, realizada durante o ano fiscal, de janeiro a dezembro. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA/BH).
Thamira ressalta que "o Espaço MICA vai viabilizar aparatos tecnológicos suficientes para garantir a melhor qualidade na oferta de educação para a mídia. Vai permitir que a gente amplie nossas ações e que de fato tenha um suporte técnico e de recurso".
Quem quiser colaborar com o projeto e saber mais informações deve entrar em contato pelo e-mail
coletivomica@gmail.com, pelo número (33) 9965-2016 ou pela
página do MICA.
JORNAL COMUNIDADE EM ALTA — Entre as parcerias do MICA está o Jornal Comunidade em Alta, criado com objetivo de informar a população de Mariana sobre demandas, ações e notícias de quem vive nos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia e Vale Verde. A iniciativa da produção do jornal se deu a partir da parceria entre as Associações Comunitárias desses bairros.
Segundo Thamira, "era um sonho das associações ter o jornal e conseguimos efetivar. Eles agora podem debater as pautas, mostrar para os próprios moradores o que são as lutas e conquistas que eles garantem para o bairro", comenta.
O MICA está iniciando um novo projeto, o "Segunda Zap", a segunda edição de uma revista em quadrinhos que traz uma série de orientações para o povo cigano, no que diz respeito às leis e direitos, e conscientiza sobre a cultura dos Calon de Minas Gerais. Segundo Thamira, o trabalho do MICA "também é válido no sentido de promover espaços de discussão e levar ferramentas de comunicação para os movimentos sociais, para que eles usem a seu favor, divulgando ações", relata.