Ir para o conteúdo

Conheça o "Calendário para a Igualdade de Gênero"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O calendário, lançado no formato e-book, é resultado do projeto "Novos Sujeitos de Futuras Histórias", uma ação do projeto de extensão "Sujeitos de suas histórias", coordenado pela professora do Departamento de Jornalismo da UFOP, Karina Gomes Barbosa, com o apoio das estudantes Mariana Helena Ferreira, Júlia Adriele e Karina Peres.
 
A primeira versão do e-book foi lançada em 26 de agosto e traz 18 histórias — inseridas nos meses do ano — de mulheres que, através de seu trabalho, mudaram a ciência, os esportes, a matemática, a história, a literatura, a política e as artes.
 
A produção contou com a participação de várias crianças, que ilustraram as narrativas segundo suas interpretações, percepções e imaginários a respeito de cada uma das mulheres.
 
O material também pode ser usado em salas de aula, nas disciplinas do ensino básico e fundamental, como ferramenta de ensino da igualdade de gênero, ampliando o conhecimento e o debate na infância.
 
O PROJETO - Criado em 2016, o projeto "Novos Sujeitos de Futuras Histórias" busca utilizar a mídia como ferramenta para a educação de gênero na infância e trabalha com crianças de quatro a oito anos por meio de atividades lúdicas, educativas e críticas. Durante a pandemia de Covid-19, o projeto vem atuando remotamente, mas suspendeu as atividades com as escolas para não impactar o tempo de exposição das crianças às telas, seguindo recomendações de especialistas em infância.
 
Acesse o material completo. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais