Criado por Leonardo Grein em sex, 21/08/2020 - 11:16 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
A mesa "Transversalidades das Paisagens Culturais de Minas Gerais" abordou, sob diferentes pontos de vista, os 300 anos da fundação da capitania de Minas Gerais. O debate, que teve mediação da professora Marisa Alice Singulano Alves, do Departamento de Ciências Sociais (DECSO) da UFOP, contou com a participação de três professores: Yara Mattos, do Departamento de Museologia, Soélis Teixeira de Prado Mendes, do Departamento de Letras, e José Newton Coelho Meneses, do Departamento de História da UFMG. O evento foi realizado na quinta (20) pelo Youtube.
"É uma grande satisfação poder comemorar os 51 anos da nossa Instituição e realizar este evento e outros eventos, que são parte da programação de comemoração do aniversário da Universidade", afirmou Marisa.
Os professores começaram agradecendo a oportunidade de participar da mesa e expressaram o contentamento em poder falar da cultura do estado. Segundo a professora Soélis, "é muito saboroso falar sobre Minas Gerais. Eu tenho um carinho muito grande por Minas, em especial por Ouro Preto e Mariana. [...] gosto tanto (dessa região) que fiz minha pesquisa de doutorado sobre Vila Rica, Mariana e Sabará, que foram as primeiras vilas de Minas".
Durante as mais de duas horas de debate, os participantes abordaram diferentes aspectos culturais de Minas Gerais. Foi exibido o teaser do documentário "Intercessões na Serra de Ouro Preto: Memórias e Identidade", produzido pelo Laboratório de Estudos em Arqueologia, Patrimônio e Museologia Comunitária (Lapacom). A identidade linguística e gastronômica do estado também foi foi debatida. Ao final, os professores responderam perguntas e discutiram as contribuições dos espectadores da live, enriquecendo ainda mais o debate.
Assista:
ANIVERSÁRIO - A comemoração dos 51 anos da UFOP continua nesta sexta (21) com a palestra "A importância da universidade pública no Brasil", ministrada pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira Brasil (UFG). A palestra será transmitida pelo YouTube às 14h30. Acesse pelo link.