Ir para o conteúdo

Curso de extensão "Abordagens do suicídio" realiza reunião de construção do curso com a comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
O curso de extensão "Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção" realiza a sexta reunião para construção da segunda edição do projeto. O evento é coordenado pelo professor da Escola de Medicina da UFOP Aisllan Assis e será sediado no Auditório da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, na sexta (30), às 13h30. A reunião tem como objetivo reunir apoios, recursos e esforços para a realização do curso.
 
A proposta foi construída por meio de rodas de conversa entre profissionais e representantes de diferentes grupos e instituições de Ouro Preto, tendo garantida a participação de representantes de uma diversidade de setores da comunidade, como assistência social, educação, igrejas e religiões, câmara de vereadores, conselhos de saúde e sociais, instituições estaduais e federais, Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Rede de Atenção Psicossocial, empresas e sociedade civil organizada. 
 
O principal objetivo é promover o debate, a reflexão e a construção coletiva das práticas de abordagens do suicídio na cidade de Ouro Preto. Além disso, o projeto busca se constituir como promotor de um movimento social e comunitário para reflexão e atuação contra do suicídio com foco no cuidado e acolhimento de moradores e trabalhadores da região. Dessa forma, o movimento busca unir universidade, comunidade e serviços públicos para a construção coletiva de modos e projetos de abordagens do suicídio.
 
O projeto integra conferências públicas com especialistas convidados, espetáculos artísticos, atos públicos e treinamento prático para abordagens do suicídio e sofrimento mental nas instituições públicas e empresas privadas.
 
O curso é direcionado a profissionais de saúde, educação, assistência social e outros, além de representantes das comunidades e dos poderes legislativo e judiciário, totalizando até 300 participantes. 

 

Veja também

9 Maio 2024

A diretoria da Escola de Medicina (Emed) da UFOP lançou neste mês o projeto “MedUFOP pelo mundo”, que tem como...

Leia mais

24 Abril 2024

O coletivo Transvê Poesias, criado por alunos da UFOP, homenageou o poeta brasileiro Manoel de Barros na Festa Literária Abril...

Leia mais

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais