Em dezembro, o Cinemas em Rede realiza o ciclo "Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena", que conta com uma programação de filmes selecionada pelo curador Bernard Belisário, pesquisador da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A programação inclui documentários realizados na primeira década de produção de filmes desenvolvidos a partir de projetos de formação e parcerias entre realizadores, caciques e pajés Tikmũ’ũn, oficineiros, técnicos e pesquisadores da universidade.
Participam do debate os diretores e realizadores Isael e Suely Maxakali. Indígenas do povo Maxakali, Isael e Suely vivem na Aldeia Verde, no município mineiro de Ladainha, e retratam o cotidiano e o universo simbólico de sua comunidade em trabalhos audiovisuais e desenhos, garantindo tanto o registro de sua cultura quanto a divulgação e a afirmação dela em meios não indígenas. Isael foi eleito o vencedor da edição de 2020 do PIPA Online — categoria decidida por voto popular do Prêmio PIPA —, que destaca a produção de artistas contemporâneos brasileiros ligados a diferentes áreas de expressão.
Para fomentar o debate, participam ainda as pesquisadoras Lara Linhalis (UFOP) e Rosângela de Tugny (UFSB).
Os filmes podem ser assistidos pelo
site do projeto. Já o debate será transmitido nesta quinta (17), às 19h, pela
página do projeto no Facebook.
CINEMAS EM REDE - O projeto é uma parceria da RNP com diversos institutos e universidades federais, dentre eles a UFOP, formando um circuito nacional de exibição presente nas cidades de Salvador, Goiânia, Porto Alegre, Ouro Preto, Niterói, João Pessoa, Pelotas, São Paulo e Vitória. Neste momento, a iniciativa busca discutir maneiras de utilizar o meio virtual para promover o acesso a filmes e conteúdos audiovisuais durante o período de isolamento social.