Ir para o conteúdo

Debate sobre pedofilia e violência sexual infantil marca sexta edição do Cinemas em Rede

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Mais uma edição do Cinemas em Rede foi realizada no Cine Vila Rica, nessa última quinta (15), em Ouro Preto. Dessa vez o tema girou em torno de questões a respeito de pedofilia e violência infantil. O convidado para ministrar o debate foi o psicólogo Diego Carrara do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Mariana.  

O filme Urutau, previamente selecionado na programação, não pôde ser exibido por questões técnicas, sendo substituído por "Anjos do Sol", com os debates ocorrendo antes e depois de sua exibição. O filme brasileiro trata sobre a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes .

Os presentes se juntaram nas primeiras fileiras para aprender e discutir mais sobre a mente das pessoas que cometem abuso e questionar possíveis teorias sobre o comportamento dos seres humanos, sob a mediação do psicólogo convidado.

diego_carrara.jpg

Monique Torquetti
Psicólogo alerta para aumento de crimes contra menores na região


Diego Carrara atua especificamente com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, e afirma que de 3 anos para cá, observando os índices com o Ministério Público, Polícia Civil e Conselho Tutelar, os números dos casos vêm aumentando na região. “Embora o debate e as políticas públicas tenham crescido, ainda hoje trata-se de um assunto complicado para a sociedade falar sobre. As pessoas preferem se omitir”, ressalta.

Rachel Wachtler, estudante de Filosofia, gostou bastante do molde do Cinemas em Rede “Achei legal a participação do psicólogo, pois trouxe uma visão bem interessante sobre o que é abuso e o que é pedofilia. O filme retratou, mesmo que de forma muito pesada e me causando desconforto, essa realidade pesada da mulher objetificada como produto”, constata.

A próxima edição acontecerá no dia 20 de outubro, o filme a ser exibido será "Glauco do Brasil". O documentário discorre sobre a  trajetória, a obra e a carreira do pintor gaúcho Glauco Rodrigues, considerado um dos principais pintores do pop art latino, de acordo com críticos, artistas e teóricos. Retratado a partir de entrevistas, arquivos e imagens vivenciadas e inspiradas por Rodrigues, o documentário funciona como um retrato intimista de um dos maiores artistas gráficos da história brasileira.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais