Ir para o conteúdo

Demus recebe acervo pertencente ao maestro Ubirajara Quaranta Cabral

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O Departamento de Música (Demus) da UFOP recebe, nesta quinta (15), às 14h, o acervo pertencente ao maestro Ubirajara Quaranta Cabral. São discos, partituras e outros documentos do maestro e engenheiro que ganhou o apelido de Bira, figura emblemática para a música de Ouro Preto, principalmente quando se fala de canto coral.
 
Natural de Aracaju (SE), Bira é filho de professora e de comerciante e começou os estudos no piano aos nove anos com a professora Cândida Viana Ribeiro. Posteriormente, teve aulas com o professor Ceciliano Avelino da Cruz e, por fim, de teoria musical e harmonia com o músico Genaro Plech, um discípulo de Heitor Villa-Lobos.
 
Ubirajara chegou a Ouro Preto em 1953, com 16 anos, com o objetivo de cursar Engenharia na Escola de Minas. Naquela época, já sentia a necessidade de tocar piano em festas com amigos. Logo o talento do músico o levou a se apresentar também em residências, clubes, escolas e bares. 
 
Após indicação de outro pianista, Bira se tornou regente de um grupo de coral chamado Le Muguet, criado em Ouro Preto com a chegada do curso de francês. As exibições desse coral chamaram a atenção dos diretores da Escola de Minas, que deram ao maestro e aluno condições de fundar o Coral da Escola de Minas. Ele também organizou um grupo de instrumentistas da Escola de Minas, que ficou conhecido por Batuque dx. 
 
Com a mutação do gênero canto coral, que experimentava novas formas de movimentação com a chegada da Bossa Nova, Bira pôde conquistar o gosto popular e também a crítica especializada. O grupo conferia novos aspectos ao coral, como a inclusão de repertório de canções desse novo gênero musical. 
 

Veja também

9 Maio 2024

A diretoria da Escola de Medicina (Emed) da UFOP lançou neste mês o projeto “MedUFOP pelo mundo”, que tem como...

Leia mais

24 Abril 2024

O coletivo Transvê Poesias, criado por alunos da UFOP, homenageou o poeta brasileiro Manoel de Barros na Festa Literária Abril...

Leia mais

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais