A UFOP celebrou o Dia da Mulher com ações de conscientização e sensibilização sobre desigualdade de gênero. A terça também foi o dia da abertura do Fórum de Empoderamento da Mulher e Combate a Misoginia que tem como objetivo estimular a discussão sobre as questões de inferiorização e violência relacionadas ao gênero no ambiente acadêmico.
Com esse fórum, a Universidade promoverá atividades que discutam a objetificação, agressão e submissão feminina. Para marcar a abertura, o grupo Ninfeias, juntamente com as moradoras da República Rebu e demais estudantes realizaram a intervenção “Dançar é uma revolução: pela vida das mulheres”. As estudantes que participaram da ação dançavam vestidas de vermelho e com fones de ouvido, como um manifesto pelo direito ao próprio corpo.
Além da intervenção, o dia das mulheres na UFOP contou ainda com a mesa de Assessoria Jurídica “Você sabe o que é assédio? Procure se informar!”, promovida por professores do Dedir, e mostra de filme e bate papo, promovidos pelo grupo Ninfeias.
Em paralelo ao fórum realizado pela Universidade, a Refop e a Arrop promovem o “Fórum Social Republicano: o empoderamento da mulher e a desconstrução do machismo”, que atuará dentro do meio republicano, possibilitando discussões sobre a autonomia das mulheres no controle de seus próprios corpos, de sua sexualidade e de seu direito de ir e vir. Para acompanhar as próximas ações dos dois fóruns, fique atenta(o) à programação no site da UFOP.
Fotos: Íris Jesus