Ir para o conteúdo

Documentário "Um Cinema Quase Paradiso" tem nova exibição neste sábado (6)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Chico Daher
Com: 
Chico Daher

07636_cine_vila_rica_1_3989121233898922199.jpg

Chico Daher
Estudantes de Direito produziram o documentário.
Quem não viu tem novamente a oportunidade de assistir ao filme "Um Cinema Quase Paradiso", lançado na última quarta-feira (03), no Cine Vila Rica, que está instalado atualmente no Anexo do Museu da Inconfidência. A nova sessão será neste sábado, às 18h15.

Os participantes da estreia tiveram a oportunidade de experimentar uma noite de memórias, histórias e saudades de um vigoroso passado cultural de Ouro Preto, e de manifestar a esperança de que o cinema da UFOP volte a funcionar com todo o vigor, a partir de uma revitalização a ser realizada com o apoio da Codemig.

O filme, realizado e dirigido pelos jovens Henrique Resende, Ítalo Pacelli Peixoto e Marcus Paulo Barbosa, alunos do curso de Direito, conta a história do Cine Vila Rica por meio de depoimentos de pessoas que viveram e ainda vivem essa história. São falas que remontam a sua criação, como a de Eduardo Trópia, neto do fundador da casa em Ouro Preto, Salvador Trópia, passando, conforme trecho da sinopse, pelo "vigor de Lucas, pela umbilical história de Adão, Luiz e Cláudio, pelas lutas de Adriano, até a continuidade costurada pela garra de Lâne".

Além da família Trópia, são feitas referências ao ex-aluno de Direito Lucas Assis, na sua trajetória pelo cineclubismo; ao primeiro projecionista da sala, Adão Soares Gomes, e aos seus filhos Luiz e Cláudio, que continuaram a carreira do pai; também ao professor Adriano Medeiros, do curso de Jornalismo, e à servidora Lâne Mabel, na sua atuação enquanto gestora do espaço.

EMOÇÃO - Na estréia, depois da exibição do filme, houve um bate-papo entre os diretores, os personagens e o público presente, ficando evidente uma forte cumplicidade entre esses atores, em conversas recheadas de emoção. Portanto, fica a dica para aqueles que querem relembrar um pouco da história do Cine Vila Rica e também para os que estão chegando agora, nesse momento de expectativa para o início das obras de revitalização do espaço.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais