Criado por Lígia Souza em sex, 05/04/2019 - 15:32 | Editado por Rondon Marques há 5 anos.
07636_cine_vila_rica_1_3989121233898922199.jpg
Os participantes da estreia tiveram a oportunidade de experimentar uma noite de memórias, histórias e saudades de um vigoroso passado cultural de Ouro Preto, e de manifestar a esperança de que o cinema da UFOP volte a funcionar com todo o vigor, a partir de uma revitalização a ser realizada com o apoio da Codemig.
O filme, realizado e dirigido pelos jovens Henrique Resende, Ítalo Pacelli Peixoto e Marcus Paulo Barbosa, alunos do curso de Direito, conta a história do Cine Vila Rica por meio de depoimentos de pessoas que viveram e ainda vivem essa história. São falas que remontam a sua criação, como a de Eduardo Trópia, neto do fundador da casa em Ouro Preto, Salvador Trópia, passando, conforme trecho da sinopse, pelo "vigor de Lucas, pela umbilical história de Adão, Luiz e Cláudio, pelas lutas de Adriano, até a continuidade costurada pela garra de Lâne".
Além da família Trópia, são feitas referências ao ex-aluno de Direito Lucas Assis, na sua trajetória pelo cineclubismo; ao primeiro projecionista da sala, Adão Soares Gomes, e aos seus filhos Luiz e Cláudio, que continuaram a carreira do pai; também ao professor Adriano Medeiros, do curso de Jornalismo, e à servidora Lâne Mabel, na sua atuação enquanto gestora do espaço.
EMOÇÃO - Na estréia, depois da exibição do filme, houve um bate-papo entre os diretores, os personagens e o público presente, ficando evidente uma forte cumplicidade entre esses atores, em conversas recheadas de emoção. Portanto, fica a dica para aqueles que querem relembrar um pouco da história do Cine Vila Rica e também para os que estão chegando agora, nesse momento de expectativa para o início das obras de revitalização do espaço.