O projeto de extensão "Esporte e Lazer Ouro-Pretano (ELO)" é uma parceria de cooperação técnica entre a Escola de Educação Física da UFOP e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ouro Preto. A iniciativa tem como objetivo a ampliação de políticas públicas voltadas à área na região. Em seminário realizado na última quinta (19) e sexta-feira (20), foram apresentadas propostas de um convênio que está sendo preparado com a Prefeitura Municipal.
No auditório do Departamento de Geologia (Degeo), o professor Bruno Ocelli Ungheri, líder do Laboratório Lazer, Gestão e Política (Lagep) e responsável pelo ELO, apresentou um diagnóstico a partir do mapeamento de todos os equipamentos públicos voltados ao lazer e ao esporte disponíveis no município e seus distritos — um total de 183 aparatos. Foram mapeadas também as ações desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura e a disponibilidade de equipamentos nas escolas municipais.
Segundo ele, estão sendo avaliadas as demandas da população para o planejamento das ações. Já foram feitas 271 entrevistas com moradores dos distritos Amarantina, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite. Os dados dessas entrevistas serão tratados através de um projeto de iniciação científica já vigente. "Queremos transformar o projeto de extensão em um Programa, para que a gente tenha outros projetos vinculados que possam apoiar o desenvolvimento de ações, principalmente com um olhar mais especial para a periferia de Ouro Preto e para os distritos", explica Bruno.
Um projeto de lei foi proposto para que um "Sistema Municipal de Lazer e Esporte" seja estabelecido em Ouro Preto, sendo desenvolvido com base na parceria existente e tendo como referências as experiências de outras cidades com boas ações similares. O Sistema vai ter como fim a orientação de políticas de Estado independentes das transições de governo. Com a recente mudança do corpo jurídico da Prefeitura de Ouro Preto, vai ser necessária uma nova análise do projeto. A expectativa é que sua institucionalização ocorra ainda em 2022.
O presidente do Conselho Municipal de Esporte, Carlos Simões, foi um dos convidados para a mesa-redonda "A Cidade e seus desafios". Ele destacou a necessidade de união de diferentes frentes para consolidar as propostas: "esse documento vai nortear o que a gente precisa fazer daqui pra frente. Não adianta só o poder público. Nós precisamos da iniciativa privada, das instituições de ensino do nosso município, e das organizações do terceiro setor. Não adianta só mostrar quais são as carências e necessidades, é preciso que todos caminhem na mesma direção para consolidar e executar tudo aquilo que for colocado". Esta visão é compartilhada pelo secretário de Esporte e Lazer, Wagner Mello, que afirmou ser preciso que todas as entidades tomem suas responsabilidades para que possam, em conjunto, desenvolver políticas públicas de forma eficiente.
II SEMINÁRIO MUNICIPAL DE LAZER E ESPORTE - O evento organizado pela Prefeitura de Ouro Preto teve como principal proposta a implementação do Sistema Municipal de Lazer e Esporte. Realizado com o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto e do Conselho Municipal de Esporte, contou com a presença da vice-prefeita, Regina Braga, entre outros convidados.